metropoles.com

MPs estudam ação conjunta após Prevent Senior negar acordo trabalhista

Prevent Senior se recusou a pagar indenização por danos morais por irregularidade trabalhista durante pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Prevent Senior
1 de 1 Prevent Senior - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual de São Paulo estudam a possibilidade de apresentar uma ação conjunta contra a Prevent Senior pedindo uma indenização por dano moral coletivo por irregularidades trabalhistas durante a pandemia de Covid.

A ação conjunta começou a ser ventilada depois que a operadora de planos de saúde se recusou a assinar um termo de ajustamento de conduta proposto pelo MPT diante de denúncias de que médicos foram pressionados a receitar medicamentos ineficazes contra a Covid.

A Procuradoria do Trabalho diz ter colhido documentos que comprovam a prática de assédio moral da Prevent Senior para que funcionários distribuíssem o chamado “kit Covid”.

O caso foi revelado a partir de depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, em 2021.

No termo de ajustamento de conduta, o MPT propôs uma indenização por danos morais coletivos de 10% do faturamento líquido da operadora em 2020 e 2021, com base no artigo 37 da Lei 12.529/2011.

De acordo com a procuradora do MPT Lorena Porto, a Prevent Senior fez uma contraproposta “inaceitável”, se recusando a pagar a indenização por danos morais e com alterações substanciais em suas obrigações.

O MPT afirma que a ação conjunta ainda está em fase de estudo. A ideia é formar um litisconsórcio ativo. Os procuradores estão definindo qual é a melhor estratégia. O valor do novo pedido de indenização ainda não foi definido.

A ação também depende da conclusão de um relatório sobre a escala de funcionários da empresa que teriam sido obrigados a trabalhar mesmo tendo testado positivo para a Covid. Os dados estão sendo compilados a partir de um cruzamento de dados da operadora e da Secretaria de Saúde.

Em 2021, o MPE já assinou um termo de ajustamento de conduta com a Prevent Senior, em que a empresa se comprometeu a não distribuir mais o “kit Covid” e a suspender pesquisas sem autorização de órgãos responsáveis.

O que diz a Prevent Senior

Em nota, a Prevent Senior afirma que é vítima de acusações sem provas e que está colaborando com as investigações. A operadora não deu detalhes do por que rejeitou o termo de ajustamento de conduta.

“A Prevent Senior refuta, mais uma vez, todas as acusações de que foi vítima, nenhuma delas comprovada. A empresa colabora com todas as investigações técnicas realizadas por diversos órgãos fiscalizadores por acreditar que restabelecerão a verdade dos fatos”, diz o comunicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?