metropoles.com

Motorista de Porsche é transferido para cela comum em Tremembé

Acusado de provocar acidente ao dirigir embriagado, dono de Porsche terminou regime de observação e agora divide cela com outro sentenciado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/SAP
Duas fotos de mesmo homem, de frente e de lado, com os cabelos desgrenhados e camiseta branca em frente a régua medidora de altura no sistema carcerário - Metrópoles
1 de 1 Duas fotos de mesmo homem, de frente e de lado, com os cabelos desgrenhados e camiseta branca em frente a régua medidora de altura no sistema carcerário - Metrópoles - Foto: Reprodução/SAP

São Paulo — O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche que causou um acidente resultando na morte de uma pessoa, foi transferido nesse domingo (19/5) para uma cela comum da Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista. Antes disso, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), ele ficou isolado por dez dias no chamado regime de observação. Agora, ele divide espaço com outro sentenciado.

Fernando Sastre Filho foi levado para a “cadeia dos famosos” no dia 11 de maio depois de permanecer por três dias no Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Como mostrado pelo Metrópoles, o empresário chorou e ficou sem dormir em sua primeira noite atrás das grandes, em uma carceragem do 31º DP (Vila Carrão).

O empresário se entregou à Polícia Civil após a Justiça decretar sua prisão preventiva. Ele ficou três dias foragido antes de se apresentar.

8 imagens
O empresário Fernando Sastre Filho, 24 anos, durante entrevista ao Fantástico, da TV Globo
Porsche em alta velocidade provocou morte de uma pessoa em acidente no Tatuapé
Fernando Sastre Filho em imagem de câmera corporal
Acidente envolvendo Porsche matou motorista de aplicativo Ornaldo Viana (detalhe)
1 de 8

Empresário Fernando Sastre de Andrade Filho em foto no sistema prisional

Reprodução/SAP
2 de 8

O empresário Fernando Sastre Filho, 24 anos, durante entrevista ao Fantástico, da TV Globo

Reprodução/TV Globo
3 de 8

Reprodução/PMSP
4 de 8

Porsche em alta velocidade provocou morte de uma pessoa em acidente no Tatuapé

Divulgação/Polícia Civil
5 de 8

Fernando Sastre Filho em imagem de câmera corporal

Reprodução/PMSP
6 de 8

Acidente envolvendo Porsche matou motorista de aplicativo Ornaldo Viana (detalhe)

Divulgação/Polícia Civil e Reprodução/Redes Sociais
7 de 8

Fernando Sastre de Andrade Filho, acusado de homicídio após provocar um acidente com seu Porsche em alta velocidade

Reprodução
8 de 8

Fernando Sastre de Andrade Filho, acusado de homicídio após provocar um acidente com seu Porsche em alta velocidade

Reprodução

O empresário é réu por dirigir sob efeito de bebida alcoólica e bater seu Porsche em alta velocidade na traseira de outro veículo, matando o motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos.

Imagens gravadas por Juliana de Toledo Simões, namorada de Marcus Vinicius Machado Rocha, que estava no veículo com Fernando e se feriu gravemente no acidente mostram o empresário falando com a voz pastosa dentro do Porsche minutos antes do acidente (assista abaixo).

Na filmagem, Giovanna Pinheiro da Silva, namorada de Fernando, pergunta “você quer apanhar?”. Ele responde com a voz pastosa “vamos jogar sinuca”. Na sequência, Juliana pergunta “vamos o que, Fernando?” e ele repete “vou jogar sinuca”. Giovanna então diz: “Eu não! Cê vai sozinho, tchau. Eu vou embora com eles”. E a porta do Porsche é fechada.

 

Pedido da defesa

A transferência de Fernando Sastre Filho para a “cadeia dos famosos” foi um pedido da defesa, por alegada questão de segurança.

O pedido para o dono do Porsche ficar em Tremembé foi acolhido pela 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Determino à origem que se assegure que a segregação cautelar do paciente [Fernando Filho] ocorra de maneira a observar a garantia da sua integridade física e que seja realizada nas dependências da Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado [Tremembé], como postulado pela defesa”, registrou a ministra Daniela Teixeira, relatora do caso.

Homicídio

Fernando Sastre Filho é réu por homicídio qualificado e lesão corporal gravíssima. Além da morte de Ornaldo, outra vítima do acidente é o estudante Marcus Vinicius Machado Rocha, 22 anos, que estava de carona no Porsche.

Marcus fraturou quatro costelas, precisou ser hospitalizado e perdeu o baço.

Mesmo com sinais de embriaguez, Fernando Sastre Filho recebeu permissão dos PMs para ir embora, sem fazer o teste do bafômetro. Os agentes responsáveis pela liberação indevida também são alvo de investigação.

Como publicado pelo Metrópoles, a câmera corporal da PM Dayse Aparecida Cardoso Romão mostra que ela explica, ao telefone, os motivos para liberar, sem escolta, o empresário, logo após ele provocar o acidente fatal.

As imagens das câmeras corporais dos PMs que atenderam à ocorrência mostram o momento em que Fernando Filho é liberado do local do acidente junto da mãe, Daniela Cristina de Medeiros Andrade, de 45 anos, sob a justificativa de que iria procurar atendimento médico, o que não aconteceu.

Daniela foi indiciada pela Polícia Civil por fraude processual, porque ela inviabilizou que seu filho fosse submetido a exames toxicológicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?