Motorista vai ter 40% de desconto se não recorrer de multa de trânsito
Segundo governo Tarcísio de Freitas, desconto é válido a partir desta quarta-feira (15/3) para multa de trânsito aplicada pelo Detran-SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Motorista de São Paulo vai poder receber desconto de 40% para pagar multa de trânsito, caso decida abrir mão de recorrer da infração. A medida é válida a partir desta quarta-feira (15/3), segundo o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O benefício era previsto em programa federal, lançado pelo governo Jair Bolsonaro (PL), desde 2021. Só agora, no entanto, o estado de São Paulo aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), necessário para que o órgão autuador aplique o desconto.
Inicialmente, a vantagem vale apenas para multas do Detran de São Paulo, órgão responsável por cerca de 391 mil notificações por mês. O DER-SP deve integrar o SNE em uma segunda etapa.
Pelo SNE, também é possível consultar detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e indicar quem foi o motorista responsável.
Como receber o desconto de 40%
Qualquer proprietário de veículo pode aderir ao SNE. Para isso, é necessário fazer cadastro no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), o mesmo usado para a CNH Digital. O caminho está disponível neste link.
Após o cadastro, basta habilitar a adesão na opção “Infrações”, que permite baixar a multa com o valor reduzido, válido até a data do vencimento original. Mais de um veículo pode ser cadastrado na plataforma.