Motociata, igreja e ajustes: o dia de candidatos antes do debate em SP
Candidatos à Prefeitura de SP participam de debate na TV Cultura na noite deste domingo. Veja como foi dia de cada postulante
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Seis candidatos à Prefeitura de São Paulo vão participar na noite deste domingo (15/9) do debate promovido pela TV Cultura. Os adversários voltam a se enfrentar duas semanas depois do encontro na TV Gazeta, que ficou marcado pelo clima de tensão generalizada, com insultos, pedidos de direito de resposta e acusações sobre o PCC.
Desta vez, além dos cinco primeiros colocados nas pesquisas que já tinham participado do debate anterior – Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSol), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) -, a candidata Marina Helena (Novo) também tem presença confirmada.
Com o evento na TV Cultura marcado para as 22h, alguns candidatos decidiram aproveitar parte do dia para fazer agendas de campanha. Foi o caso de Nunes, Marçal e Tabata.
Nunes
O atual prefeito e candidato à reeleição começou o dia na Igreja Porta da Paz, na Mooca, zona leste da cidade, onde participou de um culto. Nunes gravou um vídeo no local para suas redes sociais, ao lado de dois membros da igreja, em que diz que “São Paulo hoje tem um prefeito que atua dentro dos princípios cristãos”.
O emedebista tem 29% das intenções de voto entre os evangélicos, segundo o último Datafolha, e está empatado dentro da margem de erro de seis pontos percentuais, com Marçal, que tem preferência de 31% dos eleitores do grupo.
Depois do culto, Nunes também participou do Encontro das Assembleias Gerais dos Movimentos de Moradia, em São Miguel Paulista, também na zona leste.
Boulos
Boulos, que foi à Brasília para gravar novo material de campanha ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não teve agenda pública neste domingo na cidade. O candidato, que dividido a liderança das pesquisas com Nunes e Marçal, tem o desafio de ampliar a vantagem em relação aos adversários para garantir vaga no segundo turno.
No debate anterior, Boulos teve vários embates com os adversários, que repercutiram em direitos de resposta.
Marçal
Já o influencer Pablo Marçal (PRTB) participou de uma motociata na Marginal Tietê, na zona norte da cidade. Sem capacete na maior parte do percurso, Marçal acenou para eleitores e segurou uma bandeira do Brasil. A vice na chapa, Antônia de Jesus, também participou do evento.
Aos jornalistas, Marçal voltou a repetir que “vai ser no primeiro turno”, em referência a ideia de que sua candidatura terá maioria já no primeiro turno. Na sexta, o influencer disse que espera “a maior baixaria de todos os tempos” no debate da TV Cultura.
“O que eu espero é que seja a maior baixaria de todos os tempos o debate no final de semana. Porque eles estão brincando com a honra das pessoas, destruindo o que a gente construiu”, disse Marçal na ocasião.
Tabata
Assim como Nunes, Tabata também aproveitou a manhã em uma agenda de cunho religioso. A candidata do PSB visitou a Catedral da Sé, no centro da cidade, acompanhada da vice, Lúcia França, e do Ministro do Empreendedorismo, Márcio França, ambos do PSB.
Em frente à catedral, a pessebista afirmou que é impossível estar na região e não pensar nas pessoas em situação de rua. “São 80 mil pessoas que merecem e precisam de uma porta de saída”, disse a candidata, que prometeu criar um órgão para lidar exclusivamente com as questões do centro.
Na sexta-feira (13/9), Tabata afirmou estar animada para o debate e associou os eventos anteriores a sua oscilação positiva que vinha registrando nas primeiras pesquisas. Nos últimos levantamentos, a deputada se manteve estagnada ou com oscilações negativas dentro da margem de erro.
Datena
Datena também não teve agenda pública e passou o dia se preparando para o debate. No evento da TV Gazeta, o candidato tucano protagonizou um dos momentos de maior tensão, quando saiu do púlpito em que estava e andou em direção ao influencer Pablo Marçal, que o provocava do outro lado do palco.
Depois do evento, Datena pediu desculpas pela postura, mas disse que “não tem sangue de barata”. “Ninguém tem sangue de barata para aguentar isso. Esse cara tem que ser parado pelas leis do debate”, afirmou.
Marina Helena
Como Datena, Marina Helena (Novo) também passou o dia nos preparativos para o debate e não teve eventos públicos neste domingo. Este será o segundo confronto do qual Marina participará. Antes do debate da TV Cultura, ela tinha sido convidada apenas para o evento promovido pela revista Veja. Na ocasião, Nunes, Datena e Boulos se negaram a participar do debate, que contou apenas com a presença de Marina, Tabata e Marçal.