Morte de Pelé projeta turismo em Santos e Rei atrai “geração Neymar”
Turismo em Santos bate recordes após a morte de Pelé e roteiro começa atrair atenção de visitantes mais jovens que são fãs de Neymar
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A morte de Pelé mudou a rotina de Santos por alguns dias ao levar a imprensa internacional e mais de 230 mil pessoas para a despedida, no velório realizado no estádio da Vila Belmiro.
Mesmo após duas semanas, o Rei do futebol ainda faz o turismo na cidade do litoral paulista bater recordes e atrai visitantes mais jovens, que antes estavam focados apenas em Neymar, ex-atacante santista e atual “dono” da camisa 10 da Seleção Brasileira.
A Vitrine do Rei já era um dos pontos altos do Tour da Vila, uma visita monitorada no estádio do Santos que conta a história do clube e dá acesso ao gramado, vestiário, centro de imprensa e museu Memorial das Conquistas, que tem acervo de 400 peças e sala de troféus.
Agora, o armário do Rei do futebol, que está fechado no vestiário, e todas as peças relacionadas a ele são ainda mais disputadas pelos visitantes de diversas gerações, torcidas e nacionalidades.
Fila de espera
O passeio na Vila Belmiro ocorre com grupos de 60 pessoas a cada uma hora, a partir das 10h e a última visita começa às 17h. Os ingressos só podem ser adquiridos presencialmente na bilheteria do museu.
Antes da morte de Pelé, o visitante conseguia chegar no estádio e já comprar a entrada para o próximo horário. Agora, a fila de espera pode chegar a duas horas e quem chega na parte da tarde corre o risco de não conseguir fazer o tour.
“O museu está mais cheio, as visitas estão saindo com lotação máxima e os ingressos estão sendo vendidos com uma antecedência recorde”, afirmou Gabriel Pierin, historiador dos Santos.
Visitação recorde
O Museu Pelé também vem registrando recordes de visitação. O espaço cultural foi criado pela Prefeitura em homenagem ao Rei do futebol em 2014, desde então o local recebe cerca de cinco mil visitantes por mês.
Já após a morte do jogador, o Museu Pelé chegou a receber seis mil visitantes em um único dia. Segundo a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, a procura ainda se mantém em alta sem demonstrar indícios de queda.
A responsável pela pasta municipal também apontou que turistas internacionais, que chegam até Santos em cruzeiros, também estão mais interessados pelo roteiro que homenageia o Rei do futebol.
De Neymar a Pelé
Parte do público mais jovem que já era fã do jogador Neymar, que também começou a carreira no Santos, está conhecendo a história do Rei do futebol agora com as homenagens motivadas pela morte.
“Os mais novos estão demonstrando mais interesse sobre Pelé. Os que antes só falavam de Neymar agora também questionam sobre Pelé. A repercussão da despedida mostrou toda a grandeza que ele representa”, disse o historiador do clube santista.