Morre operário atingido por explosão em fábrica da Braskem em SP
Funcionário de empresa que realizava pintura na Braskem não resistiu às queimaduras provocadas por explosão no Pólo Petroquímico do ABC
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um dos operários atingidos pela explosão da fábrica da Braskem no Pólo Petroquímico do ABC, em Santo André, Grande São Paulo, morreu no final da manhã desta quinta-feira (22/6). O acidente aconteceu horas antes e deixou pelo menos outras seis pessoas feridas. A identidade da vítima não foi divulgada.
O operário era funcionário da Tenenge, empresa contratada para realizar trabalhos de pintura na Braskem. A Tenenge lamentou a morte do colaborador e informou outros quatro funcionários foram atingidos. Dois deles seguem internados em hospitais da região. Os outros dois tiveram ferimentos leves e foram atendidos no local.
Além deles, o Corpo de Bombeiros reportou outras duas pessoas que estavam em um ponto um pouco mais distante e que também foram impactadas pela explosão.
A explosão causou uma enorme fumaça preta na área da fábrica, o que chamou a atenção de moradores da região (veja abaixo).
Pelo menos 33 homens e 11 viaturas dos bombeiros foram mobilizadas para atender a ocorrência. Segundo a corporação, três vítimas tiveram entre 80% e 90% do corpo queimado. Uma delas teve queimaduras no rosto e nas vias aéreas. O resgate foi feito por um helicóptero Águia da Polícia Militar.
Os bombeiros ainda não têm informações sobre o que teria provocado a explosão na fábrica de produtos químicos. Segundo testemunhas, destroços da fábrica foram lançados em áreas vizinhas.
Em nota, a Braskem informou que o incêndio foi em um tanque que estava em manutenção por empresa terceirizada. A empresa diz que a brigada de incêndio do local foi acionada de forma imediata, juntamente com viaturas do Corpo de Bombeiros.
“A Braskem providenciou a evacuação imediata do local. Durante a evasão, duas pessoas tiveram lesões decorrentes do deslocamento. As causas dessa ocorrência estão sendo investigadas”, declarou em comunicado.
A Braskem também lamentou a morte do funcionário terceirizado e informou que os departamentos médico e de assistência social acompanham o caso e estão em contato com os familiares das vítimas para o suporte necessário.
Também em nota, a Tenenge informou que “segue focada no apoio às vítimas, seus familiares e colaborando com os agentes públicos no local”.