Morre jornalista e músico Luiz Chagas, pai da cantora Tulipa Ruiz
Como músico, Luiz Chagas trabalhou com Itamar Assunção em projetos como a banda Isca de Polícia; sepultamento será nesta quarta (10/7)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A confirmação da morte do jornalista, tradutor e músico Luiz Chagas foi publicada no Instagram nesta quarta-feira (10/7). No post, a filha, a cantora Tulipa Ruiz, escreve “Comunicamos por aqui o encantamento do nosso amado Chagas”. A causa da morte não foi divulgada.
O Estado de S. Paulo, onde ele trabalhou no Jornal da Tarde, diz que Chagas teve “uma enorme contribuição para a música paulistana e para o jornalismo”. Ele teve passagens também pelo Diário da Noite, IstoÉ e Folha. Ele traduziu para o português as primeiras biografias de Billie Holiday e Timothy Leary.
Na música, foi guitarrista da banda Isca de Polícia, de Itamar Assumpção, que morreu em 2003, e ajudou a formar o movimento musical conhecido como vanguarda paulistana. Compôs a música Pesadelo, do aclamado álbum Pretobrás, de Assumpção.
O site da produtora Brocal, que cuidava da trajetória artística de Chagas, lembra dos dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) conquistados pelo artista: pela trilha do filme Doce Delírio, de Manoel Paiva e outro com o Songbook de Itamar Assumpção, no qual é co-autor. Ele também fez as trilhas sonoras dos filmes Anjos de Arrabalde e Demência, de Carlos Reichenbach e Quincas Borba, de Roberto Santos.
“Essa pluralidade faz de Chagas uma referência para muitos talentos da nova geração, relação que se desdobra em participações especiais tanto na escrita quanto na música”, diz o site.
A veia artística foi herdada pelos filhos Gustavo e Tulipa Ruiz. Gustavo é produtor musical, instrumentista e arranjador. Tulipa é cantora, compositora, ilustradora e estilista. Ambos são vencedores do Grammy Latino.
No Instagram, Tulipa contou sobre o processo de criação da música “Sushi”, que fez junto com o pai. “Mandei pra ele por e-mail uma ideia de melodia acompanhada por um violão bem do troncho e ele fez a letra em cima de meu rascunho capenga. É nossa primeira parceria e depois virou meu primeiro clipe”.
“É uma música que a gente sempre toca nos shows mesmo não estando no set list pq a plateia sempre pede e eu canto com gosto pq além de saborosa, ela amadureceu com frescor”, escreveu a artista.
O enterro de Luiz Chagas está marcado para as 15h desta quarta-feira no Cemitério Congonhas, no Jardim Marajoara, zona sul de São Paulo.