Morre Jaques Lewkowicz, fundador da agência de publicidade Lew’Lara
Publicitário Jaques Lewkowicz tinha 80 anos. Ao longo da carreira em agências, criou bordões como “Pense em você amanhã, exija Orloff hoje”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Foi sepultado na manhã deste domingo (21/7), na zona oeste de São Paulo, o corpo do publicitário Jaques Lewkowicz, o “Lew” da agência Lew’Lara\TBWA. O criativo morreu na sexta-feira (19/7), aos 80 anos.
Filho de um polonês e de uma russa, Jaques nasceu no Bom Retiro, conhecido bairro de imigrantes na região central da capital paulista, e se formou arquiteto. Mas foi na comunicação que construiu sua trajetória, tornando-se referência na criação, segundo nota de falecimento publicada no site Clube de Criação.
Entre as campanhas criadas por Jaques Lewkowicz estão algumas que ficaram famosas por seus bordões, como “Pense em você amanhã, exija Orloff hoje”, que, em 1984, alertava para o efeito da ressaca do dia seguinte causada por concorrentes mais baratas e originou a expressão “efeito Orloff”.
Outra campanha que se tornou popular no país foi a “Lei de Gérson”, após o então jogador da Seleção Brasileira de Futebol protagonizar, em 1974, um comercial dos cigarros Vila Rica, em que dizia que não era preciso pagar mais caro por outras marcas: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica”, dizia o protagonista da campanha.
No início dos anos 1980, Jaques Lewkowicz participou da criação da campanha “Shell Responde”, apontada em 2018 como uma das 40 melhores da história da publicidade brasileira, segundo o Meio & Mensagem.
Estagiário aos 69
Entre as agências pelas quais passou estão Delta, Caio, Salles/ Interamericana, McCann e Ogilvy, onde chegou a vice-presidente de criação.
Em 1988, abriu sua primeira agência, a SLBB. Quatro anos depois, ele e Luiz Lara fundaram a Lew’Lara, que anos mais tarde se associaria ao grupo norte-americano TBWA. Atualmente, a empresa é uma das 20 maiores agências do mercado brasileiro, segundo o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp-Meios).
Em 2013, aos 69 anos, ele deixou a Lew’Lara e se tornou estagiário no Google.
O ex-sócio Luiz Lara publicou em seu perfil no LinkedIn que Jaques, “um dos maiores criativos do nosso mercado”, sempre foi reconhecido por sua “incrível capacidade de revelar talentos”.
Lewkowicz deixa a esposa Cristina, os filhos Rodrigo e Juliana e seus três netos, Samy, Antônia e Duda.