metropoles.com

Morre amigo de Lula que dominou a rota do frango com polenta no ABC

Laerte Demarchi foi dono do restaurante São Judas e amigo de Lula deste os anos 1970; restaurante sediou eventos de campanha do PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Imagem colorida mostra Laerte Demarchi, homem calvo de barba branca - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Laerte Demarchi, homem calvo de barba branca - Metrópoles - Foto: Reprodução/Facebook

São Paulo — Amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o empresário Laerte Demarchi, antigo dono do restaurante São Judas Tadeu, de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, morreu na noite desse domingo (19/5), aos 78 anos. A família não divulgou a causa da morte.

Aberto no fim dos anos 1940, o São Judas era um dos restaurantes da chamada “rota do frango com polenta” de São Bernardo, e ficava na mesma avenida da fábrica da Volkswagen. O local, que chegou a ser considerado o maior restaurante do mundo, era frequentado por Lula desde os tempos de liderança sindical, na década de 1980.

Lula conhecia “Laertão” desde os anos 1970 e era companheiro de pescaria e baralho do empresário. O São Judas foi usado inúmeras vezes para jantares de arrecadação de fundos para campanhas eleitorais do PT e eventos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, berço político do presidente da República.

Nos dois primeiros mandatos de Lula, quando o presidente ainda tinha residência estabelecida em São Berardo, Laerte mandava delivery de frango com polenta para o apartamento do petista quando ele passava os finais de semana na cidade.

Um dos irmãos do empresário, Walter Demarchi, foi prefeito de São Bernardo pelo PTB nos anos 1990 e teve Lewandowski como seu secretário de assuntos jurídicos.

O círculo de amizades terminou por levar o advogado à indicação de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), feita por Lula em 2006 — ele ficou no cargo até sua aposentadoria compulsória, no ano passado, e se tornou ministro da Justiça neste ano.

O velório do empresário começou às 10h desta segunda-feira (20/5) e o enterro está marcado para as 16h, no cemitério da Vila Euclides, na região central de São Bernardo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?