Morre amigo de Lula que dominou a rota do frango com polenta no ABC
Laerte Demarchi foi dono do restaurante São Judas e amigo de Lula deste os anos 1970; restaurante sediou eventos de campanha do PT
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o empresário Laerte Demarchi, antigo dono do restaurante São Judas Tadeu, de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, morreu na noite desse domingo (19/5), aos 78 anos. A família não divulgou a causa da morte.
Aberto no fim dos anos 1940, o São Judas era um dos restaurantes da chamada “rota do frango com polenta” de São Bernardo, e ficava na mesma avenida da fábrica da Volkswagen. O local, que chegou a ser considerado o maior restaurante do mundo, era frequentado por Lula desde os tempos de liderança sindical, na década de 1980.
Lula conhecia “Laertão” desde os anos 1970 e era companheiro de pescaria e baralho do empresário. O São Judas foi usado inúmeras vezes para jantares de arrecadação de fundos para campanhas eleitorais do PT e eventos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, berço político do presidente da República.
Nos dois primeiros mandatos de Lula, quando o presidente ainda tinha residência estabelecida em São Berardo, Laerte mandava delivery de frango com polenta para o apartamento do petista quando ele passava os finais de semana na cidade.
Um dos irmãos do empresário, Walter Demarchi, foi prefeito de São Bernardo pelo PTB nos anos 1990 e teve Lewandowski como seu secretário de assuntos jurídicos.
O círculo de amizades terminou por levar o advogado à indicação de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), feita por Lula em 2006 — ele ficou no cargo até sua aposentadoria compulsória, no ano passado, e se tornou ministro da Justiça neste ano.
O velório do empresário começou às 10h desta segunda-feira (20/5) e o enterro está marcado para as 16h, no cemitério da Vila Euclides, na região central de São Bernardo.