metropoles.com

Moraes ironiza discurso bolsonarista sobre comunismo: “Dá ibope”

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, criticou circulação de notícias falsas sobre comunismo e diz que discurso é comum entre “mais velhos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
exército stf Imagem colorida mostra Alexandre de Moraes, um homem branco, careca, vestindo um terno escuro, camisa branca e gravata escura - Metrópoles
1 de 1 exército stf Imagem colorida mostra Alexandre de Moraes, um homem branco, careca, vestindo um terno escuro, camisa branca e gravata escura - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ironizou nesta sexta-feira (6/10), durante evento no Tribunal de Contas do Estado (TCE), na capital paulista, o discurso difundido por bolsonaristas sobre o risco de o Brasil virar um regime comunista.

“É impressionante como o comunismo dá ibope. 99% das pessoas que falam nem sabem o que é comunismo. O 1% que sabe, sabe que não existe mais comunismo. ‘Ah, a China é comunista’. Eles são mais capitalistas que nós”, disse Moraes, sem mencionar o bolsonarismo.

“[Se] você fala em comunismo, principalmente entre pessoas mais velhas… ‘Porque você é contra não sei o quê, porque vão instalar o comunismo no Brasil’. As pessoas passaram a acreditar”, completou.

Assista:

 

A declaração foi dada enquanto o ministro do STF enaltecia as conquistas da Constituição de 1988, que completou 25 anos nesta semana. Segundo Moraes, a Carta Magna proporcionou ao país seu período de maior estabilidade da República.

Para o ministro, diante do fortalecimento institucional, surgiu uma nova forma de ataque à democracia, baseada na disseminação das notícias falsas.

“É o ataque por dentro, tentando levar em conta as regras institucionais, usando o mecanismo das redes sociais. Isso não é sem padrão. Isso foi estudado. É muito mais complexo do que parece”, disse.

“Recentemente, o Brasil sofreu ataques à democracia, usando a fórmula da extrema-direita americana. E as instituições brasileiras souberam responder. Tivemos eleições, tivemos posse, tivemos o dia 8 [de janeiro] e estamos no dia 6 de outubro, na democracia e no Estado de Direito”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?