metropoles.com

Moradores da maior favela de SP recebem escritura de suas casas

Entrega dos títulos faz parte de programa de regulamentação fundiária da CNJ; 35 moradores de Heliópolis foram contemplados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Unas Heliópolis
foto colorida de vista geral de Heliópolis, maior favela de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de vista geral de Heliópolis, maior favela de São Paulo - Metrópoles - Foto: Divulgação/Unas Heliópolis

São Paulo — Trinta e cinco moradores de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, receberam, nesta segunda-feira (3/6), o título de propriedade de suas moradias após serem contemplados por um projeto de regulamentação da Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A entrega aconteceu durante a inauguração do Programa Solo Seguro Favela, da Corregedoria, com presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), João Cury. Foram contemplados imóveis das ruas Florestal, Moradores Batalhadores e parte das ruas das Associações e Artistas de Heliópolis.

A entrega de títulos de propriedade permite que os moradores tenham segurança jurídica sobre seus imóveis, além de facilitar a instalação de infraestrutura urbana, como eletricidade e saneamento básico.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a expectativa é de que, até 2025, 26 mil títulos sejam entregues aos moradores dos bairros Butantã, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Pirituba/Jaraguá, São Mateus e São Miguel Paulista.

Considerada a maior favela de São Paulo, Heliópolis já foi alvo de outros programas de regulamentação fundiária. Em 2018, o então prefeito João Dória (ex-PSDB) lançou um pacote de venda dos lotes a baixo custo com objetivo de regularizar a situação de 93% dos lotes do bairro.

Na época, o programa foi recebido com críticas pelos moradores, que questionavam a venda de terrenos que já eram ocupados por eles há anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?