Moradores cobram obras de mobilidade em protesto na zona sul de SP
Grupo de moradores cobrou avanço nas obras de duplicação da Estrada do M’Boi Mirim e na extensão da linha 5-Lilás até o Jardim Ângela
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um grupo de moradores do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, fez um protesto na manhã desta sexta-feira (11/8) para reivindicar melhorias na mobilidade da região.
Eles levaram faixas cobrando a realização de obras como a duplicação da Estrada do M’Boi Mirim e a extensão da Linha 5-Lilás do metrô até o Jardim Ângela. Desde 2011, diferentes gestões da Prefeitura e do Estado prometem as melhorias para a região.
A passeata percorreu a Estrada do M’Boi Mirim no sentido centro e terminou às 10h13. Segundo a Polícia Militar, o protesto foi pacífico.
José Jailson da Silva, 44, mora há 25 anos na Vila Calu, bairro que faz parte do distrito do Jardim Ângela. Ele conta que a população do local cresceu nos últimos anos, mas a infraestrutura viária segue praticamente a mesma, gerando grandes congestionamentos nos horários de pico.
“Trânsito a gente sabe que tem em toda a cidade, mas aqui está acima do aceitável”, afirma o morador. Jailson coordena o S.O.S. Transportes M’Boi Mirim, movimento que luta há mais de uma década pela mobilidade na região.
Ele afirma que leva cerca de duas horas para chegar ao trabalho, no centro de São Paulo, e que um dos piores trechos é justamente a saída do bairro.
“Um percurso de quase 5 km, da Vila Calu até o Terminal Jardim Ângela, chega a levar 1 hora. É um percurso que você faria em 15 minutos [sem o trânsito]”, afirma Jailson.
Em nota, o governo de São Paulo disse que a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) autorizou, no mês de julho, a elaboração do projeto executivo para a extensão da Linha 5-Lilás. “O documento será elaborado em até 12 meses”, afirma o texto.
A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não respondeu aos questionamentos sobre a duplicação da Estrada do M’Boi Mirim.