Miss que morreu em incêndio caiu de forma acidental, diz polícia
Polícia Civil concluiu que estrutura da janela cedeu e provocou a queda da miss Maya Nitão, de 26 anos, durante incêndio no apartamento
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Polícia Civil concluiu que a miss Maya Nitão, de 26 anos, morreu após sofrer uma queda acidental ao tentar se proteger do incêndio que atingiu um apartamento na Vila Olímpia, na capital paulista.
A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo delegado José Eduardo Jorge, titular do 15º Distrito Policial (Itaim Bibi), responsável por investigar a morte de Mayara Ingrid Silva Nitão, o nome de registro da modelo.
Segundo o delegado, relatos de testemunhas e vídeos do incidente descartam a hipótese de Maya Nitão ter se atirado do 6º andar para fugir das chamas. Essa era a versão inicialmente divulgada pelo Corpo de Bombeiros.
O caso aconteceu em um prédio na Rua do Rócio, na zona sul, na manhã do dia 25 de março de 2023. “O fogo no apartamento estava muito forte”, diz José Eduardo Jorge. “Ela ficou pendurada na janela e a estrutura foi cedendo.”
Causa do fogo ainda é investigada
Maya Nitão e o irmão mais novo, o engenheiro de produção César Henrique Silva Nitão, 23, estavam dormindo, cada um no seu quarto, quando o fogo começou. O caçula tentou resgatar a irmã, inalou fumaça e deixou o apartamento sem conseguir salvá-la.
“Eles tinham uma relação muito boa: eram irmãozãos”, afirma o delegado.
Ao Metrópoles a empresária Geraldina Kelly da Silva Angelo, 46, mãe de Maya Nitão, relatou que a filha chegou a recolher alguns pertences e foi para perto da janela. “[Ela] ficou com medo de passar pelo fogo”, disse.
Segundo a família, o fogo começou na sala – não se sabe ainda se por curto-circuito em uma tomada no ar-condicionado ou por problemas na fiação do apartamento.
Os investigadores aguardam o resultado da perícia para confirmar a causa do incêndio. O laudo também deve orientar os próximos passos da investigação, para concluir se alguém pode ou não ser responsabilizado pelo incidente.
Carreira de modelo
Maya Nitão sofreu múltiplos traumas por causa da queda e foi socorrida já com quadro de parada cardiorrespiratória. Ela teve a morte confirmada pelo Hospital das Clínicas no mesmo dia.
Moradora de João Pessoa (PB), a modelo estava havia menos de um mês em São Paulo para a festa de formatura do irmão mais novo. Aproveitou a ocasião e esticou a estadia para participar de eventos preparatórios para o Miss Brasil 2023.
Segundo a família, Maya Nitão dedicou a vida inteira à carreira de modelo. Em janeiro de 2023, ela havia sido coroada no concurso Miss Sertão Paraibano, promovido pelo Concurso Nacional de Beleza.