Ministério da Cultura vai repassar R$ 24 milhões para Cinemateca
Margareth Menezes, ministra da Cultura, visitará nesta sexta-feira (27/4) a Cinemateca, na zona sul da capital paulista
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Ministério da Cultura vai repassar R$ 24 milhões neste ano para a Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul, localizado na zona sul da capital paulista. O Ministério da Cultura afirma que o repasse é 30% maior do que o feito nos últimos quatro anos.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a secretária de Audiovisual, Joelma Gonzaga, farão na tarde desta sexta-feira (28/4) a primeira visita à entidade após a assinatura do termo aditivo do contrato de gestão, documento que garante a verba.
Durante o evento, também será divulgada a nomeação dos membros do Conselho Técnico Consultivo da Cinemateca, que é composto por representantes da sociedade civil, poder público e da Sociedade Amigos da Cinemateca, gestora da instituição.
O órgão colegiado se relaciona com o Ministério da Cultura e o Conselho de Administração da Organização Social, que é responsável pela operação da Cinemateca.
O governo federal passado rompeu o contrato com a gestora da época e cessou os repasses para o acervo. A Cinemateca teve dificuldades para se manter durante a gestão de Jair Messias Bolsonaro (PL). Em 2021, um dos prédios que abrigava salas de projeção e rolos de filmes pegou fogo.