Minhocão volta a ter bancos depois do Carnaval, promete Prefeitura
Gestão Ricardo Nunes (MDB) diz que Minhocão voltará a mobiiário urbano a partir do dia 25; custo para a Prefeitura fica quatro vezes maior
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Depois de quase quatro meses de demora, a prefeitura da capital promete que voltará a instalar mobiliário urbano no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, a partir do próximo dia 25 de fevereiro, o primeiro sábado depois do Carnaval.
A promessa foi dada ao Metrópoles após questionamentos da reportagem sobre os custos e os motivos para a demora no retorno de bancos, arquibancadas e jogos.
Desde maio de 2021, a Prefeitura vinha instalando bancos, arquibancadas e jogos no Minhocão quando ele era fechado para carros e aberto para pessoas. O material dava ao espaço ares de “parque”, classificação que o elevado tem desde 2018.
Mas, em novembro do ano passado, esses equipamentos sumiram. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamentos, que gerenciava a área com orçamento próprio, repassou o parque para a Secretaria Municipal de Turismo, que abriu um novo processo licitatório para gerenciar o espaço.
Essa licitação teve apenas um interessado, uma Organização Social (OS) que já tinha contratos com a Prefeitura, em especial com a Secretaria Municipal de Esportes. Ela fez uma proposta para manter os equipamentos de R$ 4 milhões a cada três meses.
No contrato antigo, de acordo com a Prefeitura, os custos eram de R$ 600 mil para o mesmo período de tempo.
Novo Parque Minhocão
A gestão Ricardo Nunes (MDB) justifica o aumento de 566% no custo da operação dizendo que, agora, haverá mais atividades no local.
“Com a reestruturação da Secretaria Municipal de Turismo, a operação passará a ser gerenciada pela pasta com foco mais amplo, tendo em vista novas necessidades que surgiram a partir da primeira experiência. A ideia é integrar lazer e turismo, com a inclusão de atividades recreativas gratuitas”, diz a Prefeitura, em nota.
O novo Parque Minhocão vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 20h às 21h45, e sábados, domingos e feriados das 7h às 21h45. “A estrutura contratada prevê bancos e espreguiçadeiras, atividades com monitores, tabuleiro de xadrez, tapetes de ioga, barras de street para patins e skate”, segundo a Prefeitura.
Ainda segundo a Prefeitura, “todos os aspectos voltados ao bem-estar dos frequentadores estão contemplados na proposta selecionada, incluindo segurança terceirizada com controle de acesso nas alças do Elevado, serviço de limpeza, monitores, banheiros químicos, lixeiras, sinalização, brigadistas e ambulância para atendimento médico”.