metropoles.com

Milton Leite usa “jabuti” em projeto para obter 3ª reeleição na Câmara

Seria a segunda vez que os vereadores da Câmara de SP iriam alterar trecho da lei para favorecer plano do vereador Milton Leite (União)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Richard Lourenço/Rede Câmara
Imagem colorida mostra Milton Leite, homem negro, grisalho, de terno preto, na mesa da presidência do plenário da Câmara Municipal, falando ao microfone com o dedo indicador em riste e olhando para sua direita - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Milton Leite, homem negro, grisalho, de terno preto, na mesa da presidência do plenário da Câmara Municipal, falando ao microfone com o dedo indicador em riste e olhando para sua direita - Metrópoles - Foto: Richard Lourenço/Rede Câmara

São Paulo – O presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite (União), propôs nesta terça-feira (31/10) alterar a Lei Orgânica do Município para viabilizar um quarto mandato inédito no comando da Casa no ano que vem. A votação foi marcada para esta quarta (1º/11).

A Mesa Diretora apresentou na reunião do colégio de líderes desta terça um projeto de lei para que a Procuradoria Geral do Município “ocupe espaço institucional” na lei municipal. O texto, contudo, inclui um dispositivo que retira o limite à quantidade de reeleições da presidência da Câmara.

A justificativa apresentada é a “necessidade da previsão legal que permita maior estabilidade da composição política que leva à eleição da Mesa Diretora”. Cada mandato de presidente na Casa tem duração de um ano.

A oposição tem tratado a inclusão do dispositivo como “jabuti”, termo utilizado quando uma emenda é acrescentada a um projeto sem ter relação com o assunto.

Caso a proposta seja aprovada, Milton Leite poderá concorrer a um quarto mandato consecutivo como presidente da Câmara e o sexto em sua trajetória política. O aliado do prefeito Ricardo Nunes (MDB) já é o vereador que mais tempo presidiu o Legislativo Municipal desde a redemocratização.

Leite ocupou o cargo nos dois primeiros anos da gestão do ex-prefeito João Doria (2017 e 2018) e voltou a ser presidente em janeiro de 2021.

A nova reeleição de Milton Leite

Em agosto, o Metrópoles já havia antecipado as movimentações de Leite, considerado um dos políticos mais poderosos de São Paulo, para conquistar a terceira reeleição à presidência da Câmara.

Até 2022, apenas uma reeleição para o comando da Casa era permitida. Em setembro do ano passado, porém, Leite conseguiu apoio suficiente para alterar o trecho da lei. Ao fim do ano, conquistou a segunda reeleição com 47 votos dos 55 vereadores, incluindo petistas e bolsonaristas.

A tentativa de se manter na presidência ocorre após o vereador perder um espaço relevante que tinha no governo estadual nas gestões dos ex-governadores Doria e Rodrigo Garcia (PSDB), especialmente no setor de transportes.

Após a posse do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), os indicados de Milton Leite na área foram exonerados e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que foi loteado ao vereador pelo governo tucano, virou alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Conforme revelado pelo Metrópoles, o DER entrou na mira do MPSP por suspeita de direcionamento e superfaturamento em contratos emergenciais de obras em rodovias estaduais.

Recentemente, o vereador também começou a se movimentar para travar o projeto de privatização da Sabesp, uma das promessas de campanha de Tarcísio.

Na Câmara Municipal, o argumento que Leite tenta emplacar para justificar mais uma reeleição é a falta de acordo entre os vereadores para a escolha de seu sucessor. Não haveria na Casa nenhum outro candidato com a maioria de votos já garantida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?