metropoles.com

Milton Leite quer emplacar apadrinhado na presidência da Câmara de SP

Prestes a se aposentar da Câmara de SP, o presidente Milton Leite (União) quer emplacar Silvão Leite, seu apadrinhado, no comando da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Milton Leite e Silvão Leite no plenário da Câmara Municipal de SP - Metrópoles
1 de 1 Milton Leite e Silvão Leite no plenário da Câmara Municipal de SP - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União Brasil) tem articulado, nos bastidores, para emplacar o novato Silvão Leite (em pé na foto em destaque), seu apadrinhado, na presidência da Casa a partir do próximo ano.

Em entrevista ao Metrópoles, divulgada nesta quinta-feira (5/12), Leite desconversou quando questionado sobre quem seria o seu preferido para assumir o comando da Câmara após a sua aposentadoria, mas disse que tem que ser alguém do União Brasil, partido que preside na capital paulista, e saiu em defesa de que até mesmo vereadores de primeiro mandato possam ocupar o cargo.

“Você imagina um juiz que pega uma vara no interior de São Paulo, ele não vai dar sentenças porque é a primeira dele? Ele tem que dar. Imagine um cenário em que ninguém é reeleito e você não pode presidir no primeiro mandato. Você imagina? Isso é só um dito popular. O sujeito que se candidata tem que estar apto a exercer as funções”, disse Leite à reportagem.

O Metrópoles apurou que ele tem feito esse tipo de defesa para sustentar a escolha de Silvão, que foi seu chefe de gabinete na Câmara e eleito para seu primeiro mandato enquanto vereador a partir de 2025. Leite preside a Câmara desde 2021 e vai deixar o Legislativo paulistano neste mês depois de 7 mandatos consecutivos — 28 anos.

Embora o vereador Ricardo Teixeira (União) também seja ventilado para assumir o comando da Câmara, Silvão é visto como um quadro mais fiel a Leite e de maior propensão a dar continuidade aos interesses dele na Casa.

Entre os vereadores de oposição, o nome de Silvão é bem-vindo por ser considerado um quadro “fraco” e inexperiente, o que poderia ser um trunfo em negociações nas quais discordam da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Milton Leite, ao anunciar sua aposentadoria da Câmara a partir do ano que vem, transferiu seu capital político para Silvão e Silvinho Leite e conseguiu eleger os dois aliados para a próxima legislatura. Ao Metrópoles, ele brincou que é como se seu mandato tivesse sido dividido ao meio.

Além dos votos no extremo sul da cidade e dos R$ 7 milhões em verbas de campanha, Silvão e Silvinho herdaram o direito ao uso do sobrenome Leite, mesmo sem parentesco de sangue.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?