metropoles.com

Mil militares da Marinha chegam para ajudar população do litoral norte

Efetivo chegou na região de São Sebastião na manhã desta quinta-feira (23/2) com médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Agência Marinha de Notícias
Mil militares Marinha São Sebastião
1 de 1 Mil militares Marinha São Sebastião - Foto: Divulgação/Agência Marinha de Notícias

São Paulo – O maior navio de guerra da Marinha brasileira atracou em São Sebastião, por volta das 11h desta quinta-feira (22/2), após viajar por cerca de 24 horas, saído do Rio de Janeiro.

O navio, ocupado por aproximadamente mil militares, permanecerá na cidade do litoral paulista para auxiliar no atendimento à população prejudicada pelas tempestades que castigaram o município no fim de semana. Até o momento, 48 da 49 mortes confirmadas no litoral norte ocorreram em São Sebastião. O número de vítimas fatais cresce a cada dia.

 

“Estamos empenhados e comprometidos em levar esperança e solidariedade para as vítimas deste desastre natural. A prontidão dos navios, aeronaves e unidades de fuzileiros navais, nossos homens e mulheres, marinheiros e fuzileiros navais, é o que temos de melhor para oferecer para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, afirmou o comandante em chefe da Esquadra, vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, por meio da Agência Marinha de Notícias.

Batizado de “Atlântico”, o navio transportou para São Sebastião 28 profissionais da saúde especializados em ortopedia, cirurgia e clínica geral, anestesia, pediatria, além de técnicos em enfermagem, auxiliares de higiene bucal e de laboratório.

Eles compõem a equipe do hospital de campanha, montado na cidade do litoral com o intuito de desafogar os hospitais da área, para que neles sejam priorizados casos mais graves.

Além do gigante, a embarcação de desembarque de carga geral “Guarapari” também atracou no litoral norte. O veículo vai atuar no apoio aos desabrigados, que até o momento somam 1.799. Ele também é capaz de atracar em praias para resgatar vítimas ilhadas, com a ajuda de uma rampa.

Guarapari Marinha do Brasil
O navio Guarapari é capaz de atracar em praias para resgatar vítimas ilhadas, com a ajuda de uma rampa

Segundo a Marinha, o gigante “Atlântico” chegou em São Sebastião com seis helicópteros do Comando de Força Aeronaval; três embarcações para desembarque de viaturas, nas quais até 35 pessoas podem ser levadas; uma lancha com capacidade para 20 tripulantes, além de maquinário como microcarregadeiras, ambulâncias e pás carregadeiras, para ajudar na desobstrução de ruas e “demais necessidades.”

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?