Metrô promete wi-fi gratuito ao conceder rede em três linhas de SP
Metrô diz que concessionária tem até 3 anos para oferecer wi-fi gratuito e cobertura de celular; empresa poderá explorar rede de fibra ótica
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Metrô pretende oferecer wi-fi com internet gratuita para os passageiros de três linhas em São Paulo e melhorar a cobertura de sinal de celular em trens e estações. A companhia assinou nesta quarta-feira (13/12) o contrato de exploração com uma concessionária que terá até 36 meses para implantar o serviço.
Segundo o Metrô, a concessão deverá melhorar a cobertura de celular (4G e 5G) e oferecer wi-fi gratuito nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha —juntas, recebem cerca de 2,7 milhões de passageiros diariamente.
O responsável pela concessão será o Consórcio Winity Arion. A empresa poderá explorar uma estrutura de comunicação com cabos de fibras ópticas de alta capacidade (Infovia-Metronet).
Os cabos de transmissão do metrô têm como vantagem, segundo a companhia, o fato de estarem protegidos das condições climáticas e interferências externas.
O Metrô diz que, além de melhorar a viagem dos passageiros, a concessão vai trazer receitas para a companhia, por excluir parte dos custos de manutenção da rede de fibra ótica.