Metrô e CPTM terão catracas liberadas em São Paulo nos dias do Enem
Governo de SP confirmou que Metrô, CPTM, linhas operadas pela ViaMobilidade, ViaQuatro e ônibus da EMTU serão gratuitos nos dias 5 e 12
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governo de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (2/11) que vai liberar as catracas no Metrô, CPTM, linhas operadas pela ViaMobilidade, ViaQuatro e ônibus da EMTU, que são intermunicipais, nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro, em razão da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial. A gratuidade será concedida entre 9h e 21h nos dois dias de provas, em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano.
A Prefeitura de São Paulo também já havia anunciado que irá disponibilizar ônibus municipais gratuitos para os mesmos dias e horários.
O objetivo é facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova. Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas nas provas que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do Brasil.
A SPTrans irá monitorar a operação dos ônibus ao longo do domingo e reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes.
No dia das provas do Enem, os portões de acesso ao ambiente do exame serão abertos às 12 horas (horário de Brasília) e fechados às 13 horas. A aplicação da prova começará às 13h30 em ambos os dias, conforme publicação no edital.
O exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, e uma redação. Para levar o caderno para casa, é preciso sair nos últimos 30 minutos de prova.
No dia 5 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens —que inclui português ou espanhol de acordo com a inscrição do candidato, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação.
No dia 12 de novembro, os candidatos farão as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.