metropoles.com

Mesa Diretora da Alesp oficializa candidatura de Bertaiolli ao TCE

Deputado federal, Marco Bertaiolli (PSD-SP) teve a candidatura ao TCE pavimentada em acordo entre Gilberto Kassab e Valdemar Costa Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Fotografia colorida de Marco Bertaiolli, homem branco falando ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de Marco Bertaiolli, homem branco falando ao microfone - Metrópoles - Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

São Paulo – Com 62 assinaturas de apoio de parlamentares da Assembleia Legislativa (Alesp), o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) terá o nome analisado pelo plenário para ser o indicado da Casa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). A informação, antecipada pelo Metrópoles, consta no Diário Oficial desta quarta-feira (6/9).

As assinaturas de apoio às candidaturas a uma cadeira na Corte, que vaga neste mês com a aposentadoria do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, foram entregues na noite dessa terça (5/9). Com isso, o presidente André do Prado (PL) formalizou a candidatura de Bertaiolli por meio de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL).

A votação será realizada no dia 12 de setembro, mesma data em que Bertaiolli será sabatinado pelos deputados.

Contra o deputado federal concorriam o advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, conhecido como Max, e o deputado estadual Ricardo Madalena (PL).

Indicação de Bertaiolli

Para que uma candidatura seja considerada apta para ser indicada pela Alesp, é necessário que o interessado apresente um mínimo de 48 assinaturas de apoio – entre os 94 deputados da Casa.

Bertaiolli foi indicado em um acordo entre os caciques Gilberto Kassab (PSD), secretário de Governo, e Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL e conterrâneo do deputado federal.

Também atuou como seu cabo eleitoral o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que pediu apoio explícito aos deputados da base governista em reunião na noite de segunda (4/9).

O prazo de entrega das assinaturas se encerrou às 19h dessa terça-feira (5/9), durante a aprovação do aumento das taxas judiciárias no plenário. Inicialmente, a votação seria realizada nesta quarta, mas no meio da tarde o presidente André do Prado, que é pupilo de Valdemar e trabalhava pela indicação de Bertaiolli, antecipou o pleito.

Valdemar faz “pedido pessoal” no PL por apoio a conterrâneo no TCE

A votação dividiu as atenções com a coleta de assinaturas para apoiar Max e Madalena. Deputados contrários à indicação de Bertaiolli concederam assinaturas a mais de um nome para forçar Max ou Madalena a também conseguirem o apoio mínimo de 48 parlamentares. No entanto, nenhum dos dois conquistou a quantidade necessária.

Apadrinhada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, a candidatura de Max havia ganhado força nas últimas semanas, com a atuação do ministro nos bastidores pedindo diretamente aos deputados que apoiassem o advogado. Após uma reunião com dirigentes petistas, Mendonça conseguiu o apoio da bancada do PT à candidatura de Max.

O caminho até o TCE

O processo de escolha da Alesp para o TCE funciona da seguinte forma:

  • São coletadas ao menos 48 assinaturas (maioria simples dos 94 deputados) a favor de um candidato;
  • Na sequência, a Mesa Diretora da Alesp apresenta um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), formalizando a indicação desse candidato à vaga no TCE;
  • Após ser indicado, o candidato é sabatinado pelos deputados;
  • Por fim, o PDL com indicação é votado pelos parlamentares no plenário da Alesp

Além da vaga do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, outras três cadeiras ao TCE se abrirão até o fim de 2025, em meio à gestão Tarcísio. Duas delas também serão indicadas pela Alesp, enquanto a outra indicação caberá ao próprio governador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?