metropoles.com

Menino de 8 anos ferido em confusão com PM perdeu a visão, diz mãe

Menino foi atingido por estilhaços de granada durante confusão entre PM e moradores de Bebedouro; mãe disse que filho passou por cirurgia

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Redes Sociais
Imagem colorida de mãe com filhos em aniversário. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mãe com filhos em aniversário. Metrópoles - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

São Paulo — A criança de 8 anos que foi atingida por estilhaços de uma granada durante uma confusão entre a Polícia Militar (PM) e moradores do Jardim União, em Bebedouro, no interior de São Paulo, passou por uma cirurgia para a retirada do olho direito na manhã desta sexta-feira (7/6), no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

O estado de saúde foi informado pela mãe do menino, Quézia Benedita Machado, em entrevista à EPTV.

A mulher contou que o filho é autista e que a abordagem aconteceu na porta de sua casa. A família estava saindo de casa para comprar pizza quando foi surpreendida pela granada.

“Foi muito rápido, foi o tempo de abrir o portão, eles jogaram a bomba na porta da minha casa”, afirmou a mulher à emissora.

O depoimento da mãe vai contra a versão da Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgada em nota na última quinta-feira (6/6). Nela, a pasta diz que o menino se aproximou da granada.

Quézia ainda disse que os policiais envolvidos na confusão não a deixaram acompanhar o filho até o hospital e a balearam com um tiro, à queima roupa, de bala de borracha. No boletim de ocorrência, os policiais dizem que a mulher teria atirado pedra nos policiais após a explosão da bomba. A mãe nega.

Confusão entre PMs e moradores

Moradores registraram a confusão por meio de um vídeo (veja abaixo). Por ele, é possível ver uma mulher algemada e sentada na calçada, na frente de um policial. Ao fundo, o grito de uma criança é escutado, acompanhado de questionamentos da população a respeito da abordagem dos PMs.

Em um segundo corte, disparos de bala de borracha e uma explosão de granada são escutados. O vídeo ainda mostra um homem com uma criança no colo. Segundo Quézia, trata-se do companheiro e do filho dela.

No final do vídeo, os moradores gritam para jogar pedra nos agentes e na viatura.

De acordo com a SSP, os agentes foram hostilizados pela população e reagiram com uso de “munições de menor potencial ofensivo”. Além de Quézia e seu filho, outras duas pessoas ficaram feridas na ocorrência.

Um inquérito policial militar foi aberto para investigar o ocorrido.

O caso foi registrado como dano, resistência, desobediência e lesão corporal decorrente de intervenção policial no plantão de Bebedouro. Uma perícia foi solicitada ao local e as investigações estão sob responsabilidade do 3°DP da cidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?