metropoles.com

Conheça a síndrome da tiktoker Bianca Almeida, “a menina que desmaia”

“Rotina de uma menina que desmaia” é nome no TikTok de Bianca, que viralizou ao mostrar o dia-a-dia de uma pessoa com síndrome vasovagal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram
Saiba quem é Bianca Almeida, que ficou conhecida por mostrar a rotina de uma menina que desmaia - Metrópoles
1 de 1 Saiba quem é Bianca Almeida, que ficou conhecida por mostrar a rotina de uma menina que desmaia - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Instagram

São Paulo Há nove meses, Bianca Almeida foi diagnosticada com síndrome vasovagal. Deste dia em diante, sua vida mudou de cabeça para baixo. Ao invés de se desesperar, a influenciadora decidiu mostrar como é sua rotina, agora que ela é “uma menina que desmaia”, como ela mesma se denomina em seu perfil do TikTok.

Comum, a síndrome vasovagal é uma condição que causa desmaios frequentes, queda da pressão arterial e batimentos cardíacos, devido a uma resposta exagerada do sistema nervoso parassimpático.

7 imagens
Bianca Almeida nasceu e mora em São Paulo
Após o diagnóstico, muita coisa mudou na vida de Bianca
Bianca viralizou nas redes sociais ao compartilhar vídeos de seus desmaios frequentes
Trabalhando como criadora de conteúdo, Bianca tem o sonho de cursar Direito
Em tratamento, Bianca espera poder voltar a ter a autonomia que perdeu após seu diagnóstico
1 de 7

Bianca Almeida foi diagnosticada com síndrome vasovagal aos 18 anos

Reprodução/ TikTok
2 de 7

Bianca Almeida nasceu e mora em São Paulo

Reprodução/ TikTok
3 de 7

Após o diagnóstico, muita coisa mudou na vida de Bianca

Reprodução/ TikTok
4 de 7

Bianca viralizou nas redes sociais ao compartilhar vídeos de seus desmaios frequentes

Reprodução/ TikTok
5 de 7

Trabalhando como criadora de conteúdo, Bianca tem o sonho de cursar Direito

Reprodução/ TikTok
6 de 7

Em tratamento, Bianca espera poder voltar a ter a autonomia que perdeu após seu diagnóstico

Reprodução/ TikTok
7 de 7

Bianca quer mais representatividade sobre sua síndrome nas redes sociais

Nascida em São Paulo, Bianca começou a gravar e publicar vídeos de seus ataques e, é claro, viralizou. Com apenas 18 anos, ela criou a série “desmaie comigo”, onde aparece, literalmente, desmaiando em diversas situações, como estando sozinha em casa, após ficar em pé no calor, após comer demais e ao decolar.

A estudante foi diagnosticada em novembro de 2023 por sua cardiologista.

Desmaios na escola

“Lembro que eu estava na escola, no final do meu terceiro ano do ensino médio, e estava muito quente. Depois de um bom tempo sentindo muito calor, eu fui para uma sala que tinha ar condicionado para tentar me refrescar um pouco. Mas lembro de começar a me sentir fraca e perder a visão, avisei minha amiga que estava do meu lado que eu não estava me sentindo bem, e depois não lembro de mais nada”, contou como descobriu que era portadora da síndrome. 

“Acordei deitada no chão da sala com várias pessoas me olhando, sem entender nada, e com o corpo formigando muito”, disse.

Os desmaios se repetiram por três dias seguidos e, depois de um intervalo de alguns dias, aconteceu novamente. “Uns 4 dias depois, de novo. Lembro que sentei numa cadeira e depois não lembro de mais nada, só de acordar em outra sala, com professores meio desesperados. A diretora ligou para os meus pais e eles me levaram para o hospital. Cheguei lá desacordada, e só fui entender o que tinha acontecido depois de muito tempo”, prosseguiu.

Bianca chegou a ser internada em uma UTI, sem que os médicos soubessem o que ela tinha. Uma cardiologista chegou ao diagnóstico mesmo depois de um teste para a síndrome falhar: “O exame só dá positivo se o paciente desmaiar, e não foi o meu caso, por incrível que pareça! Não desmaiei durante o exame, porque eu já tinha desmaiado mais de cinco vezes na sala de espera por estar em jejum. Por isso meu teste deu negativo”, explicou.

A tiktoker contou que praticamente tudo teve que mudar em sua vida após o diagnóstico. “A primeira coisa que faço quando acordo, é tomar meu remédio para aumentar a pressão arterial, dificilmente faço as coisas sozinha, até na hora de tomar banho minha mãe fica comigo, para caso eu passar mal, não correr o risco de me machucar no banheiro”, disse.

Além disso, Almeida revelou que precisou parar de fazer muitas coisas sozinha como sair de casa, tomar um ar e até passear com sua cachorrinha. “Sempre preciso ter alguém por perto para, se necessário, me ajudar e evitar que algo ruim aconteça”, explicou.

Redes sociais

“Às vezes os sintomas me atrapalham muito nas gravações [para as redes sociais], mas, com calma, sempre dá tudo certo!”. Ela chegou até a publicar um vídeo no qual desmaiou enquanto estava gravando a publicidade para uma marca.

@bianca.almeidax

desmaie comigo totalmente inesperado kkkkk 🤡 #fy #fyp #fypシ #fypシ゚viral #fyppppppppppppppppppppppp #sindromevasovagal #vasovagal #sincopevasovagal #sincope #desmaio #desmaios #pressaobaixa #sal

♬ som original – bia

 

O conteúdo de Bianca, antes focado em beleza e viagens, foi mudando a partir do momento que ela foi diagnosticada. “Me senti muito sozinha, não via ninguém falando sobre a síndrome vasovagal e nunca tinha ouvido falar sobre”, admitiu. 

A paulistana pontuou que diariamente recebe mensagens de pessoas que, há anos, possuem os mesmos sintomas que ela, porém sem o diagnóstico. Ela contou que muita gente descobriu que também tinha SVV após ver os vídeos dela. “Isso é totalmente gratificante para mim, percebo que consegui o que queria: ajudar o número máximo de pessoas que eu puder”, falou.

Para a alegria de Bianca, os desmaios não são algo que ela precisará conviver até o final de sua vida. “Minha cardiologista disse que com o tempo eu não terei mais sintomas. Nunca deixarei de ter SVV, mas as crises não aparecem mais. Quando eu estiver mais adulta, provavelmente não terei mais desmaios nem restrições pela SVV, graças ao tratamento”, disse a tiktoker.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?