“Padre Kelmon, Dapena e Magalu”: os memes do debate em São Paulo
Primeiro debate de candidatos à Prefeitura de SP foi transformado em memes que ironizam as performances dos candidatos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Marcado por trocas de acusações entre os candidatos, o primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado pela TV Bandeirantes na noite dessa quinta-feira (8/8), inundou as redes sociais com memes sobre as performances dos candidatos.
A estratégia de atacar seus correntes com ofensas pessoais colocou Pablo Marçal (PRTB) em evidência. O influencer foi apelidado de “Padre Kelmon da Faria Lima” – uma comparação da sua performance com a do candidato Padre Kelmon nas eleições presidenciais de 2022. A relação colocou o nome de Marçal e de Kelmon entre os assuntos mais comentados do X, antigo Twitter, nesta sexta-feira (9/8).
Quem também entrou nos “trending topics” foi o apresentador José Luiz Datena (PSDB) com os apelidos de “Dapena” e “Biden Brasileiro”. O jornalista, que gaguejou diversas vezes e teve dificuldades para completar raciocínios durante o debate, teve desempenho comparado ao do presidente americano Joe Biden, que se desistiu da corrida eleitoral dos EUA após apresentar sinais de confusão mental.
Além de Marçal e Datena, Tabata Amaral (PSB) repercutiu nas redes por suas perguntas contra o influenciador, mas foi chamada de Magalu – a personagem virtual da empresa Magazine Luiza – pelas semelhanças no visual e fala treinada.
Os dois candidatos que lideram as pesquisas, Guilherme Boulos (Psol), e Ricardo Nunes (MDB), receberam menos atenção dos internautas. Nunes, que tenta a reeleição, foi ironizado pela forma idealizada que fala da cidade de São Paulo. Já Boulos foi alvo de uma série de ofensas feitas, sem provas, por Pablo Marçal – entre elas, que o candidato seria “cheira pó”, o que também foi convertido em memes.