Megaoperação policial contra desmanche ilegal prende 161 pessoas em SP
Contra desmanche ilegal e roubos de carga em SP, segunda fase da “Megaoperação Box 2” também lacrou 47 lojas e recuperou 206 veículos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma operação policial, realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), terminou com a prisão de 161 pessoas por suspeita de envolvimento com desmanche ilegal e roubos de carga em São Paulo.
Batizada de Megaoperação Box 2, a segunda fase da ação foi deflagrada nesta quarta-feira (26/4). Os policiais realizaram batidas em 543 estabelecimentos de vendas de peças e desmanches.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a operação recuperou 206 veículos que haviam sido alvos de furto ou roubo. Os agentes também lacraram 47 lojas irregulares e apreenderam 9,9 mil peças automotivas.
“A nossa atuação, além de combater o roubo e a receptação, também impede que o produto ilícito chegue ao consumidor final”, afirma o delegado-geral Artur Dian, da Polícia Civil paulista.
Aposta em grandes operações
Participaram da ação cerca de 450 policiais civis, 1,3 mil policiais militares e 200 agentes do Detran. De acordo com a SSP, o órgão de trânsito foi responsável por compartilhar informações sobre estabelecimentos sem credenciamento ou com atuação irregular.
Em uma dos locais, também foi apreendido um aparelho inibidor de sinal. “Depois de roubar o caminhão, eles acionam este equipamento, que corta o sinal rastreador do veículo”, diz o delegado Fábio Pinheiro Lopes, diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) aposta em grandes operações para tentar reduzir o número de crimes patrimoniais em São Paulo, que estão em alta desde 2022, antes da atual gestão assumir.
No primeiro trimestre de 2023, os roubos de veículo subiram 7,2%, com 9.719 ocorrências registradas. Em 2022, haviam sido 9.065. Já os roubos de carga caíram de 1.680 para 1.582, ou 5,8%, no mesmo período.