MBL: Kim Kataguiri vence prévias para se candidatar à Prefeitura de SP
Nome de deputado membro do MBL será apresentado para o União Brasil, que dará a palavra final sobre a pré-candidatura
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Movimento Brasil Livre (MBL) anunciou, na noite desta segunda-feira (3/7), que o deputado federal Kim Kataguiri será o nome apresentado ao União Brasil para se candidatar à Prefeitura da capital paulista no próximo ano.
“A gente precisa de alguém que esteja disposto a receber processos, nem que seja pro resto da vida, mas que seja para fazer o problema no centro de São Paulo ser resolvido”, disse Kim em discurso após o resultado ser anunciado, durante congresso estadual do MBL na zona sul da capital paulista.
O parlamentar disputava as prévias do movimento com o deputado estadual Guto Zacarias, também do União. De acordo com o MBL, 9.951 integrantes do movimento votaram: 56,13% em Kim e 43,87% em Guto.
Embora a decisão final seja do União – partido da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que disputará a reeleição em 2024 –, integrantes do MBL alegam que ainda há tempo de tentar convencer o partido a apoiar uma candidatura própria.
O MBL mira o mesmo eleitorado de centro-direita que Nunes tenta conquistar. A coalizão montada pelo prefeito inclui conversas com partidos como Republicanos e PL e negocia a presença do governador Tarcísio de Freitas e do ex-presidente Jair Bolsonaro no seu palanque.
Até o momento, caciques do União discutem se devem desembarcar da base de Nunes e lançar uma candidatura própria. O MBL apresentou o deputado estadual Rafael Saraiva (União) como articulador político da pré-candidatura dentro do partido.
Presente no evento, Saraiva declarou que, dentro do União Brasil, o MBL apresenta “uma pré-candidatura sólida”
“Coloco meu trabalho, mandato e equipe à disposição daqueles caras para caminhar junto em prol de São Paulo. Sou o primeiro deputado fora do MBL a colocar meu apoio e sei que a gente vai estourar essa bolha e outros deputados vão vir a partir de hoje, porque é uma pré-candidatura sólida”, declarou.
Na última eleição municipal, em 2020, o MBL emplacou a candidatura do ex-deputado estadual Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei“, pelo Patriota. Mamãe Falei terminou em 5º lugar na disputa, com 9,8% dos votos.
MBL em chapa contra Nunes
A pré-candidatura de Kim foi anunciada durante o congresso do movimento, no Obelisco de São Paulo, ponto simbólico para a política paulista. No local estão os corpos de combatentes mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932, levante do estado contra a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas à Presidência da República.
Antes do anúncio, o MBL apresentou um documentário sobre a história da Revolução de 32 e utilizou a proximidade com o feriado de 9 de julho – data que marcou o início da revolução – para defender que o grupo, nascido no estado, defenda os interesses de São Paulo.
Horas antes, Kim reuniu-se com outros políticos para discutir uma chapa contra Nunes. Entre eles estava o deputado federal Ricardo Salles (PL), ex-ministro de Bolsonaro cuja pré-candidatura à Prefeitura foi minada diante da possibilidade de um acordo político do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, com o prefeito paulistano.