metropoles.com

Marta aceita voltar ao PT e ser vice de Boulos; Nunes aguarda conversa

Ex-prefeita Marta Suplicy aceitou convite de Lula para retornar ao PT e ser vice de Boulos contra Ricardo Nunes, de quem ela é secretária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
Imagem colorida mostra Rui Falcão, Lula, Marta e Márcio Toledo, sorrindo em uma foto posada, com lula de mãos dadas para marta, todos olhando para a Câmara, no Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Rui Falcão, Lula, Marta e Márcio Toledo, sorrindo em uma foto posada, com lula de mãos dadas para marta, todos olhando para a Câmara, no Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Reprodução/X

São Paulo — A ex-prefeita Marta Suplicy aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para retornar ao PT e disputar a eleição à Prefeitura de São Paulo como vice na chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSol). A articulação de Lula foi revelada pelo Metrópoles em dezembro.

A decisão marca uma ruptura de Marta com o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), que tentará a reeleição e tem Boulos como principal adversário. O deputado do PSol atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto.

Marta é secretária de Relações Internacionais da gestão Nunes desde 2021 e era considerada pelo prefeito como uma de suas conselheiras políticas. Nunes ainda não foi informado da decisão e aguarda uma conversa com Marta, que está de férias desde o dia 15 de dezembro.

Nessa segunda-feira (8/1), o prefeito disse que tinha confiança em Marta, no mesmo instante em que ela se encontrava com Lula em Brasília. Nunes desconhecia o evento.

O silêncio dela, mesmo após a divulgação da reunião, deixou aliados de Nunes desconfortáveis. Na Prefeitura, o contato de Marta é aguardado a qualquer momento para comunicar a saída da gestão municipal. Oficialmente, as férias acabam no próximo sábado (13/1).

A ideia dos petistas de tentar trazer a ex-prefeita para a campanha de Boulos surgiu no começo de dezembro. Na época, Marta já havia sido cogitada como possível vice, mas na chapa do próprio Nunes.

O movimento, porém, implicaria o aceite da ex-prefeita a um convite de filiação ao PL, partido de Jair Bolsonaro, o que ela descartou veementemente. “Nada a ver”, disse Marta, ao Metrópoles, na época.

Com a garantia dada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de que Bolsonaro fará palanque para Nunes em São Paulo, a ex-prefeita avaliou que não teria mais como ficar ao lado de Nunes.

O PT já preparou um roteiro de etapas a serem vencidas no processo de retorno de Marta ao partido.

O pedido feito à Marta foi que, em primeiro lugar, ela se demita da Prefeitura. Marta está de férias, com licença prevista vigente até o próximo sábado (13/1). A ideia é que ela procure Nunes, para uma conversa pessoal, ou envie uma carta de demissão ao prefeito, e oficialize sua saída tão logo as férias acabem, até a próxima segunda-feira (15/1).

Liberada da gestão Nunes, o PT quer fazer uma grande festa para marcar a refiliação da antiga aliada. O plano é fazer um evento em São Paulo com diretório lotado, presença de lideranças nacionais e discurso de Lula.

Sacramentado o retorno de Marta — que deixou o PT em 2015 com uma série de críticas ao partido em meio à Operação Lava Jato e votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff —, o passo seguinte será promover um encontro entre ela e Boulos. Segundo interlocutores do grupo, eles ainda não conversaram.

Após essa reunião, um novo ato público será convocado, em que Marta será oficialmente anunciada como candidata a vice-prefeita da chapa do psolista.

Marta foi filiada ao PT por mais de 30 anos e deixou o partido em 2015, durante a Operação Lava Jato. Filiada ao MDB no mesmo ano, em uma cerimônia com a presença do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, na época no mesmo partido, ela votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

O retorno dela à Prefeitura ocorreu a convite de Bruno Covas, morto em 2021. Marta chegou a ser filiada ao Solidariedade após deixar o MDB, mas atualmente se encontra sem partido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?