Marinha apreende 200kg de cocaína em casco de navio que ia à Europa
PCC tem usado mergulhadores para acoplar drogas na parte externa de navios; cocaína foi encontrada durante inspeção da Marinha
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma ação conjunta entre a Marinha e a Polícia Federal resultou na apreensão de 212 kg de cocaína nessa terça-feira (2/4) no Porto de Santos. A droga estava escondida na caixa de mar de um navio que tinha como destino a Alemanha.
Assista:
A caixa de mar é um compartimento localizado na parte externa da embarcação, abaixo da linha da água. Sua função é resfriar o motor, abastecer o sistema de combate a incêndio e descarregar água do navio.
Como o PCC montou uma rede para despachar droga pelo porto do inimigo
Como revelado pelo Metrópoles, o Primeiro Comando da Capital (PCC) montou uma rede de mergulhadores para driblar a fiscalização e enviar drogas à Europa no caso de navios, inclusive por meio do Porto do Rio de Janeiro, dominado pela facção rival Comando Vermelho.
“Cargueiros do pó”: a rota marítima do tráfico de cocaína do Brasil à Europa
De acordo com a Marinha, a apreensão dessa terça-feira é resultado de um trabalho integrado com a Polícia Federal, fortalecendo o combate ao tráfico de drogas e contribuindo para a asfixia logística das facções criminosas especializadas no tráfico internacional de drogas.
A inspeção do navio foi realizada por mergulhadores da Marinha, acompanhados de uma equipe do Núcleo de Polícia Marítima da PF. A embarcação foi examinada detalhadamente devido a um critério de risco e inteligência adotado pela Polícia Federal.