Marçal chega à Paulista após discurso de Bolsonaro e é barrado no trio
O candidato Pablo Marçal (PRTB), voltou de viagem internacional neste sábado (7/9) e chegou atrasado a ato na Avenida Paulista
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, retornou ao Brasil da viagem a El Salvador antes do previsto, para participar do ato de 7 de Setembro na Avenida Paulista. O influenciador tentou subir no carro de som minutos após o discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando o evento já havia se encerrado, mas foi impedido por seguranças.
Em um vídeo publicad0 em redes sociais, Marçal confirma que foi barrado: “Vocês acreditam que eu fui subir no caminhão e não deixaram? Então, obrigada pelo carinho, não sei quem mandou fechar o caminhão”, disse.
Ainda em cima do trio elétrico, Jair Bolsonaro pareceu não dar importância à presença do candidato. Veja:
O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e Marina Helena (Novo), que chegaram horas antes, estiveram no carro de som, mas não discursaram. Dias antes do evento, Bolsonaro disse em vídeo que todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo estavam convidados por se tratar de um “ato suprapartidário”.
Apoiador de Nunes, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que minutos antes havia discursado no ato, teria criticado o atraso de Marçal. Segundo um interlocutor do governador disse ao Metrópoles, o candidato chegou apenas após o discursos mais duros, o que teria provocado incômodo inclusive entre o público presente.
A possibilidade de que Marçal encontrasse autoridades e demonstrasse ter apoio do bolsonarismo preocupava adversários, especialmente Nunes (MDB). O prefeito é oficialmente apoiado por Bolsonaro, mas disputa espaço com o influenciador pelo eleitor de direita.
Marçal vinha fazendo suspense sobre sua participação neste sábado. A expectativa era de que ele passasse até cinco dias viajando pelo exterior. A avaliação na campanha de Nunes é que essa viagem internacional de Marçal foi um “fiasco”.
Em postagens feitas em suas redes sociais, o influenciador descreveu que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no início da tarde deste sábado e foi de helicóptero até a Avenida Paulista. Quando chegou ao local, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia acabado de discursar.
Marçal embarcou para El Salvador na última quinta-feira (5/9) com o objetivo de se reunir com o presidente do país, Nayib Bukele, ícone da direita internacional. Até onde se sabe, o encontro não ocorreu. Na viagem, o influenciador publicou apenas vídeos visitando um presídio e em frente ao prédio do Executivo Nacional, dizendo que estava buscando “códigos” de segurança pública para São Paulo.
O influenciador também tentava reuniões com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o presidente da Argentina, Javier Milei.
A Secretaria da Segurança Pública não divulgou a estimativa de público presente no ato na Paulista neste sábado. A reportagem do Metrópoles observou que todos os quarteirões da avenida estavam cheios.