Marçal comemora crescimento em pesquisa: “Piada virou pesadelo”
Candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal cresceu 7 pontos percentuais em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O influencer Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, comemorou nas redes sociais o resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22/8). O levantamento mostra que o ex-coach cresceu sete pontos percentuais em duas semanas, passando de 14% para 21% das intenções de voto.
Com o resultado, Marçal aparece, pela primeira vez, tecnicamente empatado com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), que tem 23%, e com atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que soma 19%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
“A piada virou pesadelo”, escreveu Marçal em seu perfil no Instagram. “Isso é pq a pesquisa tá errada!! Não vai ter segundo turno”, complementou o candidato em outra postagem.
Com sete pontos a mais que na pesquisa anterior, divulgada em 9 de agosto, Marçal foi o candidato que mais cresceu na corrida eleitoral em São Paulo. Boulos oscilou um ponto para cima — tinha 22% — e Nunes caiu quatro pontos — marcava 23%.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) apresentou uma queda de quatro pontos percentuais em relação à última pesquisa e aparece com 10% no atual cenário. Já a deputada federal Tabata Amaral (PSB) apresentou 8%, enquanto a economista Marina Helena (Novo) ficou com 4%.
Confira o levantamento completo do Datafolha:
- Guilherme Boulos (PSol): 23%
- Pablo Marçal (PRTB): 21%
- Ricardo Nunes (MDB): 19%
- José Luiz Datena (PSDB): 10%
- Tabata Amaral (PSB): 8%
- Marina Helena (Novo): 4%
- Altino Prazeres Jr. (PSTU): 1%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- João Pimenta (PCO): 2%
- Fernando Fantauzzi (DC): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 11%
- Não sabem/não responderam: 3%
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores presencialmente entre os dias 20 e 22 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Protocolo SP-08344/2024.
Apoio de Bolsonaro
A equipe que coordena a campanha eleitoral de Pablo Marçal vê o resultado da pesquisa Datafolha como um indício de que Ricardo Nunes deve ficar de fora do segundo turno. Aliados de Marçal ouvidos pelo Metrópoles acreditam que, à medida que o ex-presidente Jair Bolsonaro perceber isso, deve aderir à candidatura de Marçal.
O candidato do PRTB tem sido criticado por bolsonaristas nas redes sociais. Nesta quinta (22/8), Marçal teve um atrito com o ex-presidente em uma postagem no Instagram.
Na postagem de Bolsonaro sobre investimentos feitos no setor ferroviário durante seu governo, Marçal lembrou uma frase do ex-presidente: “Para cima deles, capitão. Como você disse: eles vão sentir saudades de nós”. Bolsonaro, no entanto, ironizou a expressão usada pelo candidato. “Nós? Um abraço”, respondeu.
“Coloquei 100 mil reais na sua campanha pra presidente, te ajudei nas estratégias digitais, fiz você gravar mais de 800 vídeos no Planalto. Entrei pra lista de investigados da PF [Polícia Federal] por te ajudar. Se não existe o ‘nós’, seja mais claro.
Atlas
Pesquisa Atlas divulgada nessa quarta-feira (21/8) mostrou um crescimento de 5 pontos percentuais de Pablo Marçal.
De acordo com a sondagem, Boulos está com 28,5% das intenções de voto, seguido por Nunes, com 21,8%. Na sequência, vem o influencer Pablo Marçal, com 16,3%. A deputada Tabata Amaral aparece com 12%, tecnicamente empatada com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 9,5%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.