Mapas: Defesa Civil coloca estado de SP em emergência para queimadas
O estado de São Paulo está em estado de emergência para queimadas florestais a partir desta segunda-feira (19) até o próximo sábado (24)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O estado de São Paulo está em situação de emergência para queimadas florestais a partir desta segunda-feira (19/8) até o próximo sábado (24/8), de acordo com a Defesa Civil. Além disso, o risco de incêndios no estado aumentou nesta segunda.
Há risco elevado para incêndios florestais nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba, além da capital e da região metropolitana de São Paulo.
O Centro de Gerenciamento de Emergência (GCE) da Defesa Civil estadual publicou o Mapa de Risco de Incêndio com a previsão de riscos de incêndio em todo o estado nesta semana. Confira:
Segundo o meteorologista do CGE Willian Minhoto, a umidade relativa do ar poderá atingir níveis críticos ao longo do dia. Ele informou que, com exceção do litoral paulista, todo o estado atingirá níveis abaixo dos 20% de umidade relativa do ar.
De acordo com levantamento da Defesa Civil, o interior do estado paulista registrou sete graves ocorrências de incêndio florestal no fim de semana. As queimadas consumiram ao menos 100 hectares de vegetação natural.
Como se prevenir
Em 2023, mais de 90% dos 158 focos de incêndio em áreas protegidas tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas, de acordo com o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Diante disso, o governo indica medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população, como:
- não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
- não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias;
- não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo;
- não queimar lixo;
- não soltar balões;
- evitar acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas.
Já os cuidados com a saúde incluem hidratação constante e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
É possível cadastrar-se para receber os alertas da Defesa Civil no celular, enviando um SMS com o CEP para o número 40199.