Manifestantes ocupam ruas do centro contra tarifas do transporte
Manifestantes saíram do Theatro Municipal em direção à Praça Roosevelt; ato acontece 10 anos depois das chamadas Jornadas de Junho de 2013
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um protesto contra a tarifa dos transportes públicos tomou parte do centro de São Paulo entre o final da tarde e o início da noite desta quinta-feira (29/6). Segundo os organizadores, o ato marca também uma década das chamadas Jornadas de Junho de 2013, movimento que fez explodir manifestações em todo o país.
A Tropa de Choque da Polícia Militar acompanhou a manifestação, que foi pacífica. No início do protesto, manifestantes atearam fogo a uma catraca (veja abaixo).
O protesto saiu do Theatro Municipal e seguiu até a Praça Roosevelt. Os organizadores disseram que o ato reuniu cerca de 200 pessoas. Não houve registro de tumultos, segundo a PM.
O principal objetivo do protesto é o fim da cobrança de tarifa dos transportes públicos na cidade. “A gente continua vivo e presente na luta dos trabalhadores e na luta por uma cidade em que as pessoas possam circular livremente”, diz Lucas Monteiro, fundador do Movimento Passe Livre (MPL) e um dos organizadores da manifestação desta quinta-feira (29/6).
Os manifestantes também fizeram críticas ao Marco Temporal, ao Novo Ensino Médio e ao arcabouço fiscal.