metropoles.com

Mãe de bebê fraturado no parto é denunciada após “fuga” de hospital

Mulher foi denunciada ao Conselho Tutelar após deixar hospital com o bebê antes de alta médica reclamando de falta de assistência

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Arquivo pessoal
Imagem colorida mostra bebê com o braço enfaixado após quebrar a clavícula no parto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra bebê com o braço enfaixado após quebrar a clavícula no parto - Metrópoles - Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

São Paulo — A família do bebê Noah, que nasceu segunda-feira (8/7), foi até o Conselho Tutelar denunciar a falta de assistência do hospital, mas foi surpreendida com a informação de que a maternidade já tinha denunciado a mãe da criança.

Segundo a madrinha do bebê, a autônoma Larissa Baptista da Silva, o prontuário médico, inclusive, já estava no Conselho Tutelar e relatava que a mãe saiu do hospital sem amamentar a criança. A mãe do bebê deu sua versão do que aconteceu na Maternidade Municipal e aguarda as providências. O menino Noah  se recupera em casa e será encaminhado por um ortopedista pediátrico. As informações são do G1.

O bebê teve uma fratura na clavícula durante o parto em São Vicente, no litoral de São Paulo, na Maternidade Municipal, no Hospital São José. A mãe, Glória Stefani Rodrigues dos Santos, de 25 anos, contou que a parte abaixo do peito de Noah Gabriel não estava saindo e a obstetra precisou “usar a força”.

2 imagens
De acordo com a prefeitura, na realização do procedimento “ocorreu uma distocia no ombro, um problema mecânico que acontece durante o parto normal"
1 de 2

Bebê nasceu no dia 8/7

Reprodução/Arquivo pessoal
2 de 2

De acordo com a prefeitura, na realização do procedimento “ocorreu uma distocia no ombro, um problema mecânico que acontece durante o parto normal"

Reprodução/Arquivo pessoal

A prefeitura disse que todos os casos de evasão [fuga] de menores de idade são reportados ao Conselho Tutelar. De acordo com a pasta, esta medida é estabelecida para que os direitos e cuidados médicos sejam garantidos, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

A administração municipal acrescentou ainda que a Secretaria da Saúde (Sesau) está à disposição para dar o melhor atendimento ao bebê e à família. O Conselho Tutelar também acompanha o caso após receber a notificação da Maternidade Municipal e ser procurado pela mãe do bebê.

Relembre o caso

Após o parto, o bebê parou de mexer o braço esquerdo. A pediatra solicitou exames de raios-X e constatou que o menino sofreu uma lesão, mas seria curado sem intervenção em duas semanas. Em nota enviada ao Metrópoles, a Prefeitura de São Vicente informou que o bebê nasceu na última segunda-feira (8/7), às 13h18, por parto normal na Maternidade Municipal, no Hospital São José.

O pai do bebê foi até a Delegacia de São Vicente e foi orientado a sair do hospital e procurar outro atendimento. A família saiu e, no mesmo dia, Noah foi atendido por um ortopedista que confirmou a fratura na clavícula e imobilizou a região com uma tala.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?