metropoles.com

Mãe acusa hospital público de negligência por morte de bebê de 8 meses

Morte de bebê aconteceu dentro do Hospital Geral de Taipas, na zona norte de São Paulo; a família registrou boletim contra o hospital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Foto colorida de bebê sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de bebê sorrindo - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Globo

São Paulo — Uma família acusa o Hospital Geral de Taipas, localizado na zona norte de São Paulo, de negligência hospitalar pela morte de um bebê de 8 meses, confirmada na última sexta-feira (15/9).

Jonathan Gabriel deu entrada no hospital no dia 8 de setembro com febre e foi diagnosticado com broncopneumonia, infecção pulmonar causada por micro-organismos ou decorrente de infecções virais.

Após quatro dias internado, o bebê recebeu alta médica, com orientação para continuar o tratamento com medicamentos em casa. No período em que ficou no hospital, nenhum exame complementar foi realizado, de acordo com o relato da mãe da vítima, em reportagem da TV Globo.

No dia seguinte, Jonathan piorou e teve que ser levado novamente ao hospital. Novos exames indicaram que a criança estava com uma infecção urinária grave. A mãe e o bebê foram levados para um quarto do hospital. Jonathan amanheceu já sem vida, ainda segundo a mãe.

“Eu vi ainda quando ela colocou o medidor para ver a saturação dele. Estava menos que 60%. Aí, ela: ‘Mãe, o doutor vai ver se a saturação dele aumenta’. Ela ainda falou isso, e me tiraram do quarto”.

A mãe relatou que o médico que assumiu o plantão na manhã que a morte foi confirmada não quis assinar o atestado de óbito do bebê. Segundo ela, o médico teria dito que houve negligência no atendimento ao menino.

A família precisou registrar um boletim de ocorrência para liberar o corpo do filho. Em nota, o Hospital Geral de Taipas, por meio da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, lamentou o falecimento do paciente.

“Ele foi prontamente atendido pela equipe médica que iniciou o tratamento com combinação medicamentosa. Após o quarto dia de internação, o quadro clínico apresentou melhora e o paciente recebeu alta para continuação de tratamento domiciliar, com orientação para retornar em caso de qualquer variação do estado de saúde”, diz a nota.

O hospital informou que a direção da unidade instaurou uma apuração interna e o caso está sob análise técnica da Comissão de Revisão de Óbitos. “A família receberá o resultado da apuração tão logo seja finalizada”, conclui o comunicado.

O caso foi registrado como morte suspeita/morte súbita, sem causa determinante, no 72º Distrito Policial (Vila Penteado). O caso será enviado para o 74ºDP (Parada de Taipas), área responsável pelos fatos, que investigará a ocorrência, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?