Vídeo: macaco-prego bebê com suspeita de febre amarela é resgatado
Populares encontraram o filhote de macaco-prego com sua mãe, que estava morta, e acionaram a Polícia Ambiental. Caso ocorreu em Conchal (SP)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma equipe da Polícia Ambiental de Conchal, no interior de São Paulo, resgatou um filhote de macaco-prego com suspeita de febre amarela nessa terça-feira (19/11). Segundo os agentes, o animal foi encontrado por populares ao lado da mãe, que já estava morta.
Com a preocupação em relação à doença — pelo fato da mãe estar morta –, os policiais colheram material do animal para análise. A suspeita é que ela portava o vírus.
Veja:
De imediato, o filhote foi encaminhado para o canil municipal, onde recebeu os tratamentos médicos necessários e permaneceu até ser deslocado. Com ajuda de uma equipe da vigilância sanitária, o animal foi encaminhado ao município de Botucatu.
Ele ficará no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS), isolado em quarentena e sob o cuidado de veterinários. Caso o vírus da febre amarela não seja constatado, o macaquinho será solto novamente em seu habitat natural.
O médico veterinário Júlio, de Conchal, alertou a equipe da Polícia Ambiental sobre os macacos serem os primeiros a serem atingidos pela doença e não serem transmissores.