metropoles.com

Lula tira de Tarcísio policial que fez sua condução coercitiva

Policial federal, Danilo Campetti exercia cargo de assessor especial do governador Tarcísio de Freitas, mas governo Lula o chamou de volta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Leite/Metropoles
Foto colorida mostra Tarcísio Freitas, governador de SP - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra Tarcísio Freitas, governador de SP - Metrópoles - Foto: Fabio Leite/Metropoles

São Paulo – O policial federal Danilo Campetti, assessor especial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), terá de deixar o Palácio dos Bandeirantes para retornar à Polícia Federal (PF) por ordem do governo Lula.

Campetti (na foto, ao lado de Tarcísio) estava cedido pela PF ao governo paulista desde o começo do ano, lotado na Secretaria da Casa Civil, com salário bruto de R$ 17,9 mil.

O servidor é um bolsonarista declarado e tentou, sem sucesso, se eleger deputado estadual pelo Republicanos nas eleições de 2022. Na campanha, explorou sua atuação como policial, em especial a participação na condução coercitiva do Lula, em 2016, e da prisão do presidente, em 2018.

O agente também acompanhou o ex-presidente Jair Bolsonaro na campanha de 2018, e estava ao lado dele no dia da facada em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo, o governo paulista recebeu um ofício do Ministério da Justiça na semana passada. Nele, o secretário executivo da pasta, Ricardo Capelli, solicita o retorno de Campetti à PF.

“Danilo Campetti foi, até 3 de junho, policial federal cedido ao Estado de São Paulo para o cargo de assessor do governador Tarcísio de Freitas”, informou, em nota ao Metrópoles, o Palácio dos Bandeirantes.

“A Polícia Federal, por meio do Ministério da Justiça, solicitou o retorno de Campetti à corporação no dia 3 de junho, o qual foi realizado conforme solicitado”, finaliza a nota.

Questionado pelo Metrópoles sobre o motivo da solicitação do retorno do policial para a PF, o Ministério da Justiça não respondeu até o momento. O espaço segue aberto para manifestação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?