Bolsonaristas criticam aproximação de Lula a Tarcísio
O senador Flávio Bolsonaro (PL) foi um dos que repercutiu nas redes sociais os afagos que Lula (PT) fez a Tarcísio de Freitas (Republicanos)
atualizado
Compartilhar notícia
O clima amistoso entre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante assinatura do convênio para construção do túnel Santos-Guarujá, na manhã desta sexta-feira (2/2), no litoral paulista, foi motivo de críticas de bolsonaristas como Flávio Bolsonaro (PL) filho do ex-presidente.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Flávio Bolsonaro (PL) disse que Lula tem inveja de o governador de São Paulo ser aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Elogiar ministros de Bolsonaro é fácil, difícil é elogiar ministros de Lula.
Triste era qd @jairbolsonaro era Presidente, ia a um Estado governado pelo PT e tiravam até a PM de sua segurança. Uma irresponsabilidade.
Lula deve ter uma inveja danada de o Tarcísio ser Bolsonaro! pic.twitter.com/wcug716AcN— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) February 2, 2024
O presidente Lula acenou com brincadeiras e indiretas ao governador de São Paulo. Os dois mantiveram clima de cordialidade e aproximação no evento, realizado no Porto de Santos nesta sexta-feira (2/2). Lula abriu seu discurso dizendo estar “num ato civilizatório”. “Esse ato aqui significa que nós precisamos restaurar esse país à normalidade. E a normalidade significa respeitar o direito às diferenças,” disse o presidente.
A deputada federal Carla Zambelli (PL) elogiou a gestão do governo de São Paulo e disse estar preocupada com a repercussão na campanha do pré-candidato à prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol). “Tarcísio trabalha MUITO, enquanto há um rombo de centenas de bilhões nas contas nacionais, Tarcísio teve alto índice de investimentos e a menor taxa de homicídios na história do estado de São Paulo. O que me preocupa mesmo é como o Guilherme Boulos viu esse “afago” do Lula no Tarcísio”. Zambelli ainda criticou a cobertura jornalística: Palhaçada essa imprensa, escreveu.
Na mesma rede social, a deputada bolsonarista republicou a postagem feita na conta oficial do ex-ministro da Infraestrutura que cita os benefícios da obra que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá.
Para o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos), as declarações de Lula fazem parte de uma estratégia da esquerda. Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), ele diz que “Lula, habilidoso, elogia o Tarcísio para enfraquecer o Tarcísio com a base da direita. Eu tô muito chateado de ver o nosso governador ter que passar por isso”. No texto que acompanha o vídeo, Abduch escreve que “o governador Tarcísio de Freitas foi completamente constrangido durante o anúncio das obras do túnel para ligar Santos ao Guarujá”.
Bolsonarista critica Tarcísio
Diferentemente de outros bolsonaristas, o ex-presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, criticou o governador de São Paulo. “Espero um dia ver Tarcísio erguendo a voz contra a perseguição política que Bolsonaro e apoiadores sofrem no Brasil, pois sorrindo para petistas em cerimônia com Lula acabo de ver”, escreveu.
Na postagem, Camargo publica trechos do vídeo em que Lula lembra da atuação de Tarcísio de Freitas durante a gestão de Dilma Roussef. O atual governador de São Paulo foi diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 2014, durante o governo da petista. Neste momento, a plateia presente ao evento no Porto de Santos grita “volta pro PT, Tarcísio”. O governador reage rindo.