Governo Lula retira Ceagesp de programa de privatização de estatais
Ceagesp havia sido incluída na lista de estatais a serem privatizadas, por iniciativa do então presidente Bolsonaro, em 2019
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20/8) a decisão do governo federal de retirar a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) do Programa Nacional de Desestatização.
A Ceagesp entrou na lista de estatais a serem privatizadas em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A companhia é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar que armazena produtos agrícolas e conta com uma rede de depósitos e venda de mercadorias.
O governo federal também revogou a possibilidade de a Ceagesp ser administrada por meio de parcerias público-privadas, retirando a qualificação da estatal no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).
Logo no começo do mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia anunciado que iria retirar estatais da lista a serem privatizadas. Empresas como os Correios e a EBC já foram retiradas do programa de privatização.