Lula diz que reajuste a servidores não é gasto: “Trabalhar mais feliz”
Presidente afirmou que “é proibido” no seu governo falar que reajuste salarial a servidores “é gasto” e que quem tem aumento produz mais
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (24/5), durante discurso em Araraquara, interior de São Paulo, quem afirma que o reajuste de salário a servidores públicos “é gasto” e afirmou que o funcionário que recebe aumento “se dedica muito mais”.
“É preciso mudar o discurso, é preciso saber o que é gasto e o que é investimento. ‘Ah, o governo federal não pode dar aumento para seus funcionários porque é gasto. Quando as empresas vão dar aumento para seus funcionários, por que elas dão? Porque elas sabem que o funcionário precisa do aumento para trabalhar mais feliz. Então, não é gasto, é investimento”, afirmou o presidente.
A fala se deu em um centro de exposições em Araraquara, durante evento com ministros e políticos locais para marcar um convênio que prevê investimentos de R$ 147 milhões em obras de drenagem e reurbanização na cidade, administrada pelo petista Edinho Silva.
Lula disse, ainda que no seu governo é “proibido falar em gasto para coisa que é investimento”.
O presidente citou o reajuste a servidores após falar de investimentos da atual gestão, e de outros governos dele, na área da educação, após um grupo de estudantes fazer um coro com críticas à falta de negociação com docentes de universidades e institutos federais, que estão em greve.
O governo deve conceder reajuste zero aos professores neste ano, com a promessa de um aumento de 9% no ano que vem.