Lula quer convencer Marta a voltar ao PT para ser vice de Boulos em SP
Presidente Lula disse a aliados que vai tentar trazer a ex-prefeita Marta Suplicy de volta ao PT para ser vice na chapa de Guilherme Boulos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que vai tentar convencer a ex-prefeita Marta Suplicy a voltar ao PT para ser candidata a vice na chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSol) à Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem.
Lula e Marta devem se encontrar nos próximos dias em São Paulo para discutir o assunto. Segundo aliados, o presidente cogitou a ideia durante uma conversa com Boulos, que teria gostado do plano de Lula. O PSol e o PT fecharam acordo para que o vice do deputado federal na eleição para prefeito seja um petista.
Marta é secretária das Relações Internacionais da gestão do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), principal adversário de Boulos na eleição do ano que vem. Recentemente, o nome da ex-prefeita foi especulado para ser vice do emedebista, em um arranjo com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A ideia foi defendida pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e duramente atacada pelos bolsonaristas, que reivindicavam a vaga de vice na chapa de Nunes para selar a aliança com o prefeito. O emedebista, porém, hesita e deve aceitar uma indicação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Marta já descartou se filiar ao PL de Bolsonaro para ser vice de Nunes e tem evitado falar sobre o assunto publicamente. A aliados, ela já disse que não pretende disputar uma eleição municipal novamente, mesmo como vice, mas ficou lisonjeada com as especulações envolvendo seu nome.
A secretária e ex-prefeita foi filiada por 33 anos ao PT, partido pelo qual foi eleita para o comando da Prefeitura da capital paulista em 2000. Ela deixou a sigla em 2015 para se filiar ao MDB, no auge da crise do governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2018, ele trocou o MDB pelo Solidariedade e atualmente está sem partido.
No ano passado, Marta se reaproximou dos petistas e fez campanha para o presidente Lula contra Bolsonaro na corrida presidencial. O nome da ex-prefeita e ex-ministra do Turismo para a vice de Boulos é visto com bons olhos por uma ala do PT que resistia a apoiar o deputado do PSol.
Até agora, os nomes mais cotados dentro do PT para compor a chapa de Boulos são os de Ana Estela Haddad, mulher do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o da deputada federal Juliana Cardoso (PT).