metropoles.com

Lula continua na UTI, mas já pode receber visitas de familiares

Visitas foram liberadas pelo médico do presidente, Roberto Kalil Filho. Presidente passou por cirurgia para drenar um hematoma intracraniano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
deputado Presidente Lula participa da cerimônia de sanção da lei que moderniza a Lei Geral do Turismo Metropoles
1 de 1 deputado Presidente Lula participa da cerimônia de sanção da lei que moderniza a Lei Geral do Turismo Metropoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

São Paulo — Internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após cirurgia de emergência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi autorizado a receber visita de familiares nesta quarta-feira (11/12). Ele está internado desde a noite de segunda-feira (9/12), quando passou por um procedimento chamado trepanação, para drenar um hematoma intracraniano.

10 imagens
Lula está internado desde terça-feira (10/12) no hospital Sírio-Libanês em São Paulo
O médico Roberto Kalil
Líderes do Congresso já avaliam possível derrubada de vetos de Lula à LDO
O problema aconteceu em decorrência de um acidente doméstico
Lula disse que ninguém deve ser xingado

Mesmo com dreno ainda inserido em sua cabeça, o médico do presidente, Roberto Kalil Filho, liberou visitas restritas de familiares.

O boletim médico divulgado nesta quarta informou que Lula evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências. Segundo o documento, o dreno será mantido enquanto o presidente aguarda novos exames de rotina.

“Está lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem”, diz o boletim. Mais cedo nesta quarta, Kalil havia informado que Lula passou bem a noite e estava bem humorado.

Cirurgia de emergência

Lula passou por cirurgia de emergência para tratar uma hemorragia intracraniana após apresentar dores de cabeça e sonolência associadas a um acidente doméstico ocorrido em outubro.

O presidente estava em Brasília, mas foi transferido às pressas para a capital paulista, na própria segunda-feira, para ser submetido ao procedimento realizado para a drenagem de um hematoma. A cirurgia, que durou cerca de duas horas, transcorreu sem intercorrências.

Em coletiva à imprensa nessa terça-feira (10/12), a equipe médica que atende o presidente explicou que a trepanação é feita com a perfuração do crânio, por meio de orifícios pequenos. Trata-se de um procedimento padrão em cirurgias neurológicas. A cicatrização, nesses casos, é espontânea.

“Sobre o tempo de internação, se tudo correr bem, como está correndo, ele deve retornar a Brasília no começo da semana. Na próxima semana. Provavelmente. Tudo depende dessa evolução. Um dia mais, um dia a menos, mas a previsão é que o presidente esteja em Brasília na semana que vem”, disse Roberto Kalil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?