metropoles.com

Livraria Cultura: Justiça concede liminar e suspende falência

Desembargador aceita recurso da Livraria Cultura e afirma ser “necessário um reexame mais acurado” das provas arroladas na sentença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira / Metrópoles
imagem colorida livraria cultura
1 de 1 imagem colorida livraria cultura - Foto: Fábio Vieira / Metrópoles

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu, nesta quinta-feira (16/2), uma liminar à Livraria Cultura, suspendendo a sentença que decretou sua falência.

Em despacho obtido pelo Metrópoles, o desembargador José Benedito Franco de Godoi afirma que “os efeitos da convolação da recuperação judicial em falência são irreversíveis, sendo necessário reexame mais acurado do acervo probatório que lastreia a sentença”.

Na quarta-feira (15/2), a Cultura havia entrado com recurso contra a falência decretada no dia 9 de fevereiro pelo juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

O pedido de recuperação judicial foi apresentado em 2018. Na ocasião, a empresa declarou ter R$ 285,4 milhões em dívidas. Segundo a defesa, a Cultura pagou mais de R$ 12 milhões a quase 3 mil credores nos últimos quatro anos e estaria em dia com os compromissos. A exceção seria uma dívida com o Banco do Brasil, que estaria em negociação.

A fim de evitar que o estabelecimento feche as portas, na terça-feira (14/2), um pequeno grupo de atores, atrizes, diretores e produtores participaram de um ato de ocupação do espaço. Uma ex-funcionária aproveitou para protestar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?