Litoral de SP será atingido pelo fenômeno La Niña, que chega em agosto
Fenômeno La Niña está previsto para chegar ao Brasil em agosto e atingirá o litoral de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O fenômeno natural La Niña, que resfria a superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, está previsto para chegar ao Brasil em agosto, afetando a temperatura e os padrões de chuva do país e, por consequência, atingindo o litoral de SP.
O meteorologista Guilherme Borges, em entrevista ao Uol, afirmou que a diminuição da temperatura deixa a circulação do ar mais úmida em algumas regiões e mais seca em outras. No caso do litoral paulista, não é possível prever se as chuvas estarão regulares ou não. No entanto, a tendência é pancadas mais frequentes entre agosto e dezembro.
É de se esperar que o La Niña tenha efeitos significativos mais para o final do ano. Isso porque a atmosfera demora para responder à transição de diminuição da temperatura do Pacífico.
Vale lembrar que o La Niña é o evento climático oposto ao El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas do oceano. A ocorrência dos dois gera mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura em todo o mundo.