Linha 9-Esmeralda opera com velocidade reduzida
De acordo com a ViaMobilide, houve um problema de sinalização por volta das 4h36; a empresa atribuiu a lentidão a um ato de vandalismo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Pela segunda vez em três dias, os trens da Linha 9-Esmeralda circulam com velocidade reduzida. Na manhã deste sábado (8/4), foi registrado um novo problema de operação.
De acordo com o site da ViaMobilidade, concessionária que administra a linha, houve uma queda de sinalização por volta de 4h36. A empresa atribuiu o episódio a um ato de vandalismo.
“Devido à queda de sinalização, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações”, afirma.
Passageiros relatam espera de até 30 minutos para conseguir embarcar.
Nessa quinta-feira (6/4), uma falha de equipamento na estação Cidade Universitária da Linha 9-Esmeralda atrasou o fluxo de passageiros. Um trem precisou ser recolhido para que a operação voltasse à normalidade.
Histórico de falhas
Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo apresentou um laudo de 167 páginas listando 48 procedimentos que a ViaMobilidade deve adotar imediatamente para corrigir as falhas operacionais que vêm sendo registradas em número recorde desde que a empresa passou a administrar as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de transporte público da Grande São Paulo.
Desde que a Via Mobilidade começou a operar linhas da CPTM, há 14 meses, foram registrados mais de 10 acidentes.
Para o promotor Silvio Marques, que conduz a investigação, a empresa não está cumprindo o contrato de concessão que assinou com o governo de São Paulo e há elementos “mais do que suficientes” para que a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) rompa com a concessionária.
A Via Mobilidade afirma que recebeu da CPTM equipamentos muito antigos e danificados.