Linha 9-Esmeralda completa 1 dia com falha na circulação de trem em SP
Linha 9-Esmeralda teve falha elétrica na terça (3/10) e funciona nesta quarta em via única entre Vila Olímpia e Cidade Universitária
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Linha 9-Esmeralda dos trens completou no início da tarde desta terça-feira (4/10), em São Paulo, um dia inteiro com falhas no funcionamento e sem previsão de normalização, segundo a concessionária ViaMobilidade, que opera a linha.
A falha elétrica provocou a interrupção da circulação dos trens às 13h58 de terça-feira (3/10), em meio à greve de trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp. Às 15h desta quarta, a circulação de trens ocorria em via única entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária. A Linha 9-Esmeralda foi entregue pelo governo estadual à iniciativa privada em fevereiro de 2022.
De acordo com a ViaMobilidade, 40 colaboradores, em cinco frentes de trabalho, tentam resolver o problema “para que a linha possa operar normalmente o quanto antes”.
Foi acionado o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), com 40 ônibus servindo ao trecho entre as estações Vila Olímpia e Pinheiros.
No horário de pico de terça, o Paese foi acionado e, mesmo assim, passageiros demoraram até 1h40 para embarcar nos ônibus.
A ViaMobilidade registrou um boletim de ocorrência referente à pane, porque afirma ter encontrado objetos que não fazem parte do sistema da ferrovia em dois trechos da Marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, em áreas próximas aos locais onde foi registrada a falha. A Polícia Civil investiga se houve sabotagem.