Linha 6 do Metrô de São Paulo pode ter 6 novas estações. Veja onde
Expansão da Linha 6 do metrô prevê 2 estações à noroeste da Brasilândia e 4 ao sudeste da São Joaquim. Obras serão em torno de R$ 10.4 bi
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Seis novas estações, além das 15 já previstas, podem ser construídas na Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo. A concessionária Linha Uni cuida das obras da nova linha. O projeto de expansão quer acrescentar duas estações na zona norte e quatro na região central da capital paulista.
O plano inicial da nova linha vai da Estação Brasilândia, na zona norte, até a Estação São Joaquim, na região central, com 15,3 km de extensão. No trajeto, estações vão integrar as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante. A entrega está prevista para outubro de 2027.
A ampliação prevê a construção das estações Velha Campinas e Morro Grande, no sentido noroeste da Brasilândia, e as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, ao lado sudeste da São Joaquim. A expansão poderá fazer com que a Linha 6 também tenha conexão com a linha 10-Turquesa.
Com as 21 estações, os túneis da Linha Laranja chegariam a 22 km. O valor estimado do novo projeto é de R$ 10.4 bilhões, com tempo de construção em torno de 5 anos.
Para o Metrópoles, a Linha Uni explicou a expensão. “O contrato de concessão da Linha 6-Laranja prevê uma expansão, chamada Fase III, com seis novas estações. Atualmente, estão sendo realizados estudos ambientais com a anuência do governo de São Paulo para viabilizar o projeto. O relatório ambiental preliminar já foi protocolado na Cetesb em abril, e a licença para o início das obras é esperada em até 18 meses”, informou.
Profundidade da Linha 6-Laranja
Além de ligar a zona norte com o centro de São Paulo, a futura Linha 6-Laranja do metrô também baterá recordes: com 69 metros de profundidade, uma das estações da nova linha será a mais profunda da América Latina.
A informação foi divulgada por Nicolas Sarubbi, influenciador conhecido como “o menino do metrô”, que, em um vídeo no TikTok, também divulgou qual será a profundidade das outras estações da nova linha.
A estação mais profunda será a baldeação na Estação Higienópolis – Mackenzie, que atualmente faz parte apenas da Linha 4-Amarela. “Sabia que vai ter uma estação com 70 metros de profundidade aqui em São Paulo? Para vocês terem uma noção, isso é quase o dobro de Pinheiros [Linha 4-Amarela] e de Santa Cruz [Linha 5-Lilás]. Vai parar no núcleo da terra”, brincou o garoto.