metropoles.com

Linha 16-Violeta: análise de documentos para concessão é prorrogada

Governo prorrogou novamente prazo para análise sobre concessão da Linha 16-Violeta do metrô. Novo prazo final foi adiado para 6 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de São Paulo
Arte na cor roxa e branca ilustra linha de metrô com 16 pontos;
1 de 1 Arte na cor roxa e branca ilustra linha de metrô com 16 pontos; - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

São Paulo — O governo estadual prorrogou novamente o prazo para análise de documentos para elaboração dos estudos da Linha 16-Violeta do metrô de São Paulo. O novo prazo final para a publicação da decisão, que seria no dia 21 de dezembro, foi adiado para 6 de janeiro.

Segundo a Secretaria de Parceria em Investimentos (SPI), a justificativa para a extensão do período de avaliação é ter “maior tempo hábil para a conclusão das análises em curso”.

O estudo definirá quais empresas e consórcios devem concorrer ao projeto da linha. A concessionária será responsável pela construção, manutenção e operação do ramal.

Linha 16-Violeta

A nova linha contará com 25 estações e terá 32km de extensão. O investimento estimado é de R$ 38,4 bilhões, com prazo de concessão de 30 anos, sendo 8 anos para as obras e 22 de operação. A previsão é que a linha atenda mais de 226,8 milhões de passageiros por ano.

A primeira fase da Linha 16 deverá ter 16 quilômetros de extensão, percorrendo 16 estações – entre Oscar Freire, na zona oeste, e Abel Ferreira, na zona leste. O trajeto deverá ser percorrido em 30 minutos – cerca de 60 minutos a menos no tempo de viagem atual -, com expectativa de transportar 550 mil passageiros diariamente.

A Linha 16 contará com oito integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; Linha 14 Ônix, na estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista; além de conexão com três terminais de ônibus.

Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, todos na zona sul da capital paulista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?