Linha 15 do Metrô de SP tem retomada parcial após colisão de trens
Colisão entre dois trens sem passageiros paralisou Linha 15-Prata do Metrô nesta manhã; operação foi retomada de forma parcial
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Metrô de São Paulo informou que retomou parte da operação da Linha 15-Prata do Monotrilho após ela ficar totalmente paralisada por conta de uma colisão entre dois trens na madrugada desta quarta-feira (8/3).
Segundo a companhia, desde às 11h30, a linha está operando com trens entre as estações Vila Prudente e Vila Tolstoi. Já o trecho entre a Vila Tolstoi e Jardim Colonial permanece sendo atendido por ônibus gratuitos, o chamado sistema Paese. Foram disponibilizados 40 veículos para atender os usuários.
A interrupção da operação logo no início da manhã gerou filas de passageiros nas entradas dos ônibus.
A colisão ocorreu por volta das 4h30, entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto, na zona leste. No momento do acidente, ainda não havia passageiros nos vagões, apenas dois operadores. Um deles foi levado ao hospital por conta de uma luxação no braço.
O Metrô ainda apura as circunstâncias e as causas do acidente. Um dos trens estava andando na contramão no momento da colisão.
Em nota, o sindicato dos Metroviários, que representa a categoria dos operadores, afirmou que trabalhadores relataram que houve falha na segurança do sistema.
“Os operadores de trem protestaram, se recusando a voltar a trabalhar se não houvesse condições mínimas de segurança. Agora, os operadores estão voltando a operar o trem diante de uma garantia de segurança, inclusive por escrito”, afirmou a entidade.
Ao Metrópoles, a presidente do sindicato descartou que tenha havido falha humana e afirmou que o sistema de segurança contra colisões da Linha 15-Prata é insuficiente para prevenir acidentes.