metropoles.com

Vídeo: líder do “Novo Cangaço” é preso na fila do drive-thru em SP

Apontado como líder da quadrilha teria participado de cinco explosões de agências bancárias no interior de SP em pouco mais de um mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Explosões, assaltos e tiroteio: bandidos causam terror em Botucatu (SP)
1 de 1 Explosões, assaltos e tiroteio: bandidos causam terror em Botucatu (SP) - Foto: Reprodução

São Paulo — Um criminoso apontado como líder de uma quadrilha especializada em invadir cidades do interior e explodir agências bancárias para roubar dinheiro foi preso, nessa quinta-feira (31/8), na fila do drive-thru de uma lanchonete na zona oeste da capital paulista.

Fausto Ricardo Machado Ferreira, de 45 anos, teria participado, em pouco mais de um mês, de cinco explosões em bancos, segundo investigações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

A defesa dele não havia sido encontrada até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Chamadas de “Novo Cangaço“, parte das ações criminosas supostamente liderados por Fausto são realizadas por quadrilhas em cidades do interior paulista, onde há menos policiamento. Nas incursões, os bandidos usam armamento pesado, além dos explosivos, e fecham ruas para dificultar eventuais perseguições policiais.

Investigações da 5ª Delegacia do Patrimônio do Deic, especializada em apurar roubos a banco, mostram que, em 1º de julho, uma das quadrilhas chefiadas por Fausto explodiu agências bancárias em Santa Branca, cidade de 14 mil habitantes, situada a 95 quilômetros da capital paulista.

Na ocasião, ao menos 15 bandidos, em seis veículos, explodiram duas agências bancárias, das quais uma fica em frente à delegacia da cidade. Houve troca de tiros com a polícia, mas ninguém se feriu.

Explosões, assaltos e tiroteio: bandidos causam terror em Botucatu (SP)
Explosões, assaltos e tiroteio: bandidos causaram terror em Botucatu (SP) em julho de 2020

Mais explosões

Vinte dias depois, o bando de Fausto explodiu caixas eletrônicos em um posto de combustíveis em Atibaia, uma estância turística na região de Bragança Paulista.

O crime ocorreu às margens da Rodovia Fernão Dias, altura do km 28. Cerca de dez criminosos, fortemente armados, participaram da ação, na qual nenhum valor foi levado.

A mais recente ação do Novo Cangaço liderado por Fausto, segundo o Deic, ocorreu em 6 de agosto, em duas instituições bancárias de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, no interior paulista, com menos de 4 mil habitantes. Os criminosos fugiram em um carro, com armas de grosso calibre e coletes à prova de balas.

Lanchonete

O setor de inteligência da Polícia Civil descobriu que o líder da quadrilha estaria, nessa quinta-feira, em uma lanchonete de fast food na Avenida Ermano Marchetti, na Água Branca, zona oeste de São Paulo. Os policiais cercaram toda a área antes de prenderem o acusado. “A operação rápida de abordagem não permitiu reação por parte do envolvido”, diz o Deic, em nota.

Fausto responde por cinco crimes, de acordo com a polícia, e já foi detido anteriormente por porte de explosivos. As investigações prosseguem com o objetivo de prender o restante da quadrilha.

Mais de 80 roubos a banco

Entre 2019 e o ano passado, foram registrados 84 roubos a banco no estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo.

O ano com o maior número de crimes foi 2020, durante a pandemia da Covid-19. Neste ano, entre janeiro e julho, data da mais recente atualizações da pasta, foram seis crimes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?