metropoles.com

Licitação para ampliar Marginal Pinheiros é suspensa após auditoria

Decisão foi tomada depois de auditoria do Tribunal de Contas do Município indicar ajustes no edital de licitação para ampliação da marginal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução TV Globo
Imagem aérea mostra pista que cedeu na Marginal Pinheiros, em SP, nesta quinta (15)
1 de 1 Imagem aérea mostra pista que cedeu na Marginal Pinheiros, em SP, nesta quinta (15) - Foto: Reprodução TV Globo

São Paulo — A licitação para obras de ampliação da Marginal Pinheiros, em São Paulo, foi suspensa nesta terça-feira (5/3), data em que estava marcada a abertura de propostas das empresas interessadas em participar. A decisão veio após o Tribunal de Contas da União (TCM) apontar a necessidade de serem feitos ajustes no edital.

O documento foi lançado pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em 22 de dezembro de 2023. A ampliação da marginal é vista como a principal obra viária para exibir como vitrine na campanha eleitoral deste ano.

O projeto prevê o prolongamento da Marginal Pinheiros em mais oito quilômetros, na pista sentido zona sul, chegando até a Avenida Jair Ribeiro da Silva, depois do Autódromo de Interlagos.

A expectativa é de que a obra custe ao menos R$ 1,7 bilhão.

De acordo com nota enviada ao Metrópoles, o TCM enviou à prefeitura o relatório da auditoria do edital indicando a necessidade de ajustes. O órgão fiscalizador deve explicar os apontamentos sugeridos em reunião com a Secretaria Municipal da Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb).

Novo acesso ao extremo sul

A Marginal do Pinheiros termina, atualmente, na Avenida Guido Caloi, com acesso a bairros como Jardim Ângela, Capão Redondo e o M’Boi Mirim. É o local onde nasce o Rio Pinheiros, na confluência dos rios Guarapiranga e Jurubatuba.

Com a nova pista, a marginal vai seguir em paralelo ao Rio Jurubatuba até as proximidades da Represa Billings, criando um novo corredor de acesso ao extremo sul da capital com uma pista sentido centro-bairro com três faixas de circulação. Essa conexão existe hoje apenas na margem oposta do Rio Jurubatuba, com pistas sentido bairro-centro.

A extensão da marginal prevê conexões da nova pista com as pontes já existentes que cruzam o rio (pontes Transamérica, do Socorro, Jurubatuba e Vitorino Goulart da Silva, na Avenida Jair Ribeiro da Silva).

De acordo com o edital de licitação, a obra será feita em um único lote e a empresa (ou consórcio) contratado para a construção também fará os projetos básico e executivo. Pelas regras publicadas, o contratado terá prazo de 48 meses para entregar a nova pista pronta.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?